Topo

Coreias concordam em trabalhar por candidatura conjunta para Olimpíada-2032

Coreias do Sul e Norte desfilam juntas na cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos  - Issei Kato/Reuters
Coreias do Sul e Norte desfilam juntas na cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos Imagem: Issei Kato/Reuters

19/09/2018 04h39

As duas Coreias concordaram, nesta quarta-feira, em trabalhar para apresentar uma candidatura conjunta para a organização dos Jogos Olímpicos de 2032 como parte dos acordos alcançados na terceira cúpula entre os dois países neste ano.

"Sul e Norte participarão de eventos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos (de Inverno) de 2020, e decidiram cooperar para a organização comum dos Jogos de Verão de 2032", diz a declaração assinada pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no segundo dos três dias de cúpula.

A proposta, apresentada durante o terceiro encontro que os líderes estão realizando na capital de Coreia do Norte, foi adiantada pelo ministro dos Esportes sul-coreano, Do Jong-hwan, durante uma visita a Tóquio na semana passada, e iria organizar os eventos em Seul e Pyongyang.

O esporte ganhou simbolismo especial na aproximação protagonizada pelos dois países este ano, que teve início no discurso de Ano Novo do líder norte-coreano, quando anunciou que seu país estava disposto a participar e enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, ocorrido em fevereiro.

Durante a competição, os dois países realizaram um desfile conjunto sob uma única bandeira, a da unificação, um fato que não ocorria desde os Jogos de Turim, em 2006, e que foi repetida nos Jogos Asiáticos, no mês passado, na Indonésia.