Topo

Visitante indigesto, Palmeiras bate Colo-Colo no Chile e fica perto da semi

20/09/2018 23h47

Santiago, 20 set (EFE).- O Palmeiras passou nesta quinta-feira pelo Colo-Colo por 2 a 0, em Santiago, chegou a cinco vitórias, em cinco partidas como visitante pela Taça Libertadores e deu grande passo rumo às semifinais, fase da competição que não disputa desde 2001.

Algoz de Junior Barranquilla, da Colômbia; Boca Juniors, da Argentina; Alianza Lima, do Peru; e Cerro Porteño, do Paraguai; o time paulista superou dois velhos conhecidos, o meia Jorge Valdívia e o atacante Lucas Barrios, com gols do volante Bruno Henrique e do atacante Dudu.

Com o resultado, o Verdão poderá perder por até um gol de diferença, que mesmo assim se classificará no tempo normal, em partida que acontecerá no dia 3 de outubro, no Allianz Parque. Um revés pelos mesmos 2 a 0 de hoje levará a partida à decisão por pênaltis.

Qualquer outra vitória do Colo-Colo, que eliminou o Corinthians, em São Paulo, nas oitavas de final, levará o campeão chileno às semifinais desta edição da Libertadores.

A última vez que o Palmeiras avançou das quartas de final foi em 2001, quando eliminou o Cruzeiro e acabou caindo diante do Boca Juniors na fase seguinte. Depois disso, foram mais seis participações, com apenas uma nova aparição entre os oito melhores, em 2009.

Para o jogo desta quinta-feira, em Santiago, o técnico Luiz Felipe Scolari não pôde contar com o volante Felipe Melo e o atacante Deyverson, expulsos contra o Cerro Porteño - o segundo após o apito final. Com isso, Thiago Santos foi escalado como titular e o jovem Rafael Papagaio ganhou lugar no banco.

O Colo-Colo, dos ex-palmeirenses Valdívia e Barrios, recuperou o zagueiro Barroso, que fraturou o nariz no segundo encontro com o Corinthians. Dessa forma, o volante Esteban Pavez, ex-Atlético Paranaense, voltou para o banco de reservas.

Fazendo jus a fama de visitante indigesto, o time paulista tomou conta da partida logo que foi dado o apito inicial. Aos 3, após vacilo na saída de bola dos anfitriões, Borja foi acionado na esquerda, invertou para Moisés, que só rolou para Bruno Henrique, que soltou a bomba e abriu o placar.

Além de marcar logo no início, o Palmeiras se mostrou compacto na defesa, o que dificultou as tentativas de investidas do adversário. Aos 9, Willian tentou, em finalização de longa distância, em que a bola acabou subindo demais e saindo por cima do travessão.

O segundo do time paulista ficou muito perto de sair aos 24, quando Bruno Henrique achou Dudu entre os zagueiros, em contra-ataque rápido. O atacante dominou e bateu no canto esquerdo, parando em boa defesa de Orión. Seis minutos depois, foi a vez de Moisés tentar e esbarrar no goleiro argentino.

Nos minutos finais do primeiro tempo, a estrela que brilhou foi a do goleiro Weverton, após cobrança de falta de Paredes. Barroso ainda teve nova oportunidade de marcar, no rebote, mas, acabou concluindo por cima do gol.

Na etapa complementar, o Colo-Colo partiu com tudo para buscar o empate. Aos 6, em descida rápida pela direita, Carmona recebeu na intermediária e bateu cruzado, à esquerda do gol. No lance, os jogadores do time da casa reclamaram de pênalti em Paredes, ignorado pelo árbitro uruguaio Andrés Cunha.

Dois minutos depois, o Valdívia bateu firme da intermediária, em bola que desviou em Mayke e quase enganou Weverton. Houve nova reclamação, de toque de mão do lateral, o que fez o dono do apito consultar o VAR e verificar que não houve infração.

Dominante depois do intervalo, o time chileno teve ótima oportunidade aos 23, quando Barris concluiu de cabeça, após bola levantada da esquerda e quase marcou. A resposta verde veio pouco depois, aos 27, em contra-ataque que Dudu ficou de frente para Orión, mas, perdeu a passada, não chutou e acabou desarmado.

O camisa 7 não perdoou aos 32 minutos do segundo tempo, quando fez o segundo do Palmeiras na partida. O atacante, livre na área, pegou rebote de finalização de Willian na trave esquerda de Orión e bateu firme para vencer Orión.

Nos instantes finais, o time de Felipão se fechou ainda mais na defesa e resistiu as tentativas de investidas do Colo-Colo, que não chegaram a ser agressivas. Dura, sim, foi a falta do lateral-esquerdo Pérez em Mayke, já nos acréscimos, que rendeu cartão vermelho ao jogador, após análise das imagens de falta.



Ficha técnica:.

Colo Colo: Orion; Barroso (Pavez), Zaldivia e Insaurralde; Opazo, Carmona, Baeza (Valdés), Valdívia e Pérez; Barrios e Paredes. Técnico: Héctor Tapia.

Palmeiras: Weverton; Mayke, Edu Dracena, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Gómez), Bruno Henrique e Moisés; Dudu (Lucas Lima), Willian e Borja (Jean). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai), auxiliado pelos compatriotas Nicolas Taran e Richard Trinidad.

Gols: Bruno Henrique e Dudu (Palmeiras).

Cartões amarelos: Baeza e Insaurralde (Colo-Colo); Bruno Henrique e Thiago Santos (Palmeiras).

Cartão vermelho: Pérez (Colo-Colo).

Estádio: Monumental, em Santiago (Chile).