Topo

EUA vencem no salto por equipes, e alemã lidera rumo à final individual

21/09/2018 22h56

Tryon (EUA), 21 set (EFE).- Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro no salto por equipes com uma vitória sobre a Suécia no desempate nesta sexta-feira, dia que também teve como destaque a classificação da alemã Simone Blum como primeira colocada para a final individual da modalidade nos Jogos Equestres Mundiais, disputados na cidade americana de Tryon.

A emoção reinou na final do salto por equipes. Após as performances dos 40 cavaleiros das dez finalistas, EUA e Suécia tinham 20,59 pontos de penalização cada, então foram ao desempate. A Alemanha garantiu o bronze, com 22,09 pontos.

Na disputa pelo ouro, os quatro cavaleiros dos dois países tiveram que fazer um percurso mais curto que o da rodada principal. As equipes voltaram a empatar, com quatro pontos cada, mas os EUA levaram a melhor por terem terminado a prova em 100s67, enquanto a Suécia demorou 102s73.

O diretor esportivo da equipe americana, Robert Ridland, disse em entrevista coletiva que foi uma final "incrível" e que o esporte foi visto em sua "melhor versão". O dirigente sueco Henrick Ankarcrona comentou que sua equipe estava "mentalmente preparada para um possível desempate" e que, embora estivesse melhor do que nunca, não foi suficientemente rápida para bater a americana.

Também foram definidas as classificações diretas de seis países para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Além de EUA, Suécia e Alemanha, garantiram vagas Suíça, Holanda e Austrália.

Os pontos somados durante a prova também serviram para determinar quais os 25 cavaleiros que disputarão a final individual do salto. No domingo, os competidores precisarão disputar mais duas rodadas. A soma das penalizações decidirá as medalhas.

A amazona alemã Simone Blum chegará à decisão com a maior vantagem, após ter conseguido o segundo "zero" consecutivo, somando 2,47 pontos no total. Ela é seguida de perto pelo austríaco Max Kühner (2,97) e, um pouco mais distante, pelo suíço Martin Fuchs (4,68), que ocupa o terceiro lugar.

O único cavaleiro da América Latina a se classificar para a final individual foi o brasileiro Pedro Veniss, que começará na décima posição, com 8,17 pontos.

Depois de competir nesta sexta-feira, Veniss explicou que seu cavalo machucou uma das patas após a ferradura ter se soltado no terceiro obstáculo.

"Espero que não seja nada grave porque o ferro ficou muito torcido e fez um pequeno corte em uma das patas", disse o brasileiro à imprensa.

Hoje ainda foram entregues as medalhas da competição por equipes de adestramento paraequestre, modalidade que foi vencida pela Holanda.

A equipe holandesa terminou a competição com uma pontuação combinada de 223,597. A prata ficou com o Reino Unido (222,957), enquanto o bronze foi para a Alemanha (219,001).

O Brasil, que contava com a participação de Rodolpho Riskalla, medalhista de prata na categoria individual de grau IV, ficou na metade da tabela como sétimo colocado entre os 14 países participantes ao somar 210,965 pontos.