Topo

NBA anuncia mudanças de regras para próxima temporada

NBA terá regras novas, aprovadas por um conselho e pelo comissário Adam Silver - AFP
NBA terá regras novas, aprovadas por um conselho e pelo comissário Adam Silver Imagem: AFP

22/09/2018 04h52

O Conselho Administrativo da NBA aprovou na sexta-feira, por unanimidade, algumas mudanças de regras antes do início da temporada 2018-2019. O reinício do cronômetro após um rebote ofensivo é a mais destacada delas.

A partir da pré-temporada, o cronômetro será reiniciado a 14 segundos nos rebotes ofensivos ao invés de 24.

A regra de falta no ataque será simplificada; e a definição de um "ato hostil" vai ser estendida com a finalidade de ativar a revisão instantânea da repetição.

O cronômetro será reiniciado aos 14 segundos em três cenários possíveis como após um rebote ofensivo: lance livre ou arremesso bater no aro; perda de bola da equipe defensiva após um lance livre ou assistência que tocar no aro, e quando a equipe ofensiva mantiver a bola após as mesmas ações anteriores.

A regra está em vigor na NBA G League desde a temporada 2016/17, na WNBA desde 2016 e na FIBA desde 2014-15. A regra também esteve vigente durante as Ligas de Verão da NBA de 2018.

O conselho votou sobre as mudanças de regras nas reuniões que ocorreram em Nova York, a fim de deixar tudo pronto para o início da nova temporada, no próximo mês.