Topo

Tabárez pede, e cidade de Montevidéu desiste de fazer estátua

Oscar Tabárez, técnico do Uruguai, pediu para a homenagem não ser concretizada - HENRY ROMERO/Reuters
Oscar Tabárez, técnico do Uruguai, pediu para a homenagem não ser concretizada
Imagem: HENRY ROMERO/Reuters

25/09/2018 15h48

A Intendência (prefeitura) de Montevidéu desistiu de fazer uma estátua em homenagem ao técnico da seleção de futebol do Uruguai, Oscar Washington Tabárez, depois que o próprio treinador tenha pedido para que a ideia não fosse levada à frente.

Segundo informações da coordenadora da plataforma Montevideo Decide, local em que surgiu a iniciativa, a decisão do 'Maestro' se deveu à polêmica surgida nas redes sociais e "vários atores da sociedade" após o anúncio de que ele seria homenageado.

Alguns integrantes da oposição do governo do departamento consideraram que o prefeito Daniel Martínez estava utilizando a seleção uruguaia para tirar proveito eleitoral.

Por outro lado, o vereador Mariano Arana, da coalizão de esquerda governante, disse ao jornal local Ecos que, apesar da simpatia que tem por Tabárez, não poderia ser colocada uma estátua na Intendência sem uma discussão a respeito.

Ao debate político, se juntaram as vozes de jornalistas esportivos e torcedores da seleção uruguaia, que consideram que há outros ídolos que deveriam ser recordados antes do treinador.

Barolin relatou que o 'Maestro' avisou que não aceitará uma homenagem que represente a ruptura com o espírito de unidade que a seleção nacional tenta gerar e fomentar. A coordenadora acrescentou que não será pensada outra forma de reverenciar Tabárez.

"Não há alternativa alguma que não gere debate, até porque a polêmica não envolveu exclusivamente a escultura", justificou.

A ideia da estátua em tamanho real surgiu da proposta de um cidadão na plataforma Montevidéu Decide, que sugeriu mudar o nome da esplanada da Intendência para homenagear o técnico.

No entanto, como a troca é proibida por lei, chegou-se ao projeto da estátua em tamanho real, que seria feita por Alberto Morales Saravia, o mesmo autor do monumento a Luis Suárez, que se encontra em Salto, cidade natal do atacante do Barcelona.