Topo

'Imbecilidade', diz Ary Graça sobre atitude de Renan no Mundial de Vôlei

Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei - MARCO BERTORELLO / AFP
Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei Imagem: MARCO BERTORELLO / AFP

01/10/2018 16h52

Turim (Itália), 1 out (EFE).- O presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Ary Graça, não poupou palavras para criticar a atitude do técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, suspenso durante o Campeonato Mundial por jogar uma bola na quadra com a partida em andamento.

"Estamos restabelecendo a credibilidade do vôlei, aí vem o sujeito vai e faz uma imbecilidade, uma criancice. Como, em um Campeonato Mundial, o sujeito joga uma bola no meio do jogo, podendo ferir, inclusive, um jogador brasileiro, que poderia pisar numa bola daquela e quebrar uma perna?", indagou o dirigente em entrevista concedida em Turim, na Itália.

Renan foi acusado de conduta antidesportiva, pelo incidente durante o tie-break da partida com a Rússia, pela terceira fase do Mundial. No momento em que jogou a bola na quadra, o técnico da seleção brasileira não foi flagrado, mas acabou na mira do equipamento utilizado para auxílio dos árbitros.

"Tem câmera em todo lugar. Você não pode brincar, porque tem câmera vendo. É um grande Big Brother", disse Graça.

O presidente da FIVB admitiu, além disso, que a suspensão de uma partida, automática pela conduta antidesportiva pode não ser a única para Renan, já que o caso será levado a instâncias superiores da entidade, por causa da natureza do ato.

"Obrigatoriamente, a questão tem de ir para o Tribunal Disciplinar e Penal. Temos de mandar, porque foi antidesportiva. Pode imaginar se todos os técnicos fizessem essa cafajestagem?", afirmou o dirigente.

Segundo Graça, Renan deverá ser julgado novamente e, caso seja punido, a suspensão poderá chegar a "alguns meses", embora admita que não possa precisar o período.

Além disso, o mandatário da federação admitiu que a ação do técnico da seleção durante o Mundial o incomodou, particularmente, por se tratar de um compatriota.

"Um brasileiro faz uma cagada dessa, pega para mim também. Aí eu fico em uma situação, embora não tenha me metido em nada, profundamente desagradável", lamentou.