Topo

Morre treinador que inspirou o Chicago Bulls de Michael Jordan

Tex Winter trabalhou com Phil Jackson no Chicago Bulls e no Los Angeles Lakers - Gus Ruelas/AP
Tex Winter trabalhou com Phil Jackson no Chicago Bulls e no Los Angeles Lakers
Imagem: Gus Ruelas/AP

11/10/2018 06h05

O ex-treinador Tex Winter, pioneiro do triângulo ofensivo que possibilitou a criação da dinastia Chicago Bulls e também deu vários títulos da NBA para o Los Angeles Lakers, morreu na noite de quarta-feira, aos 96 anos, em Manhattan.

A Universidade Estadual do Kansas, onde Winter treinou pela primeira vez, foi encarregada de anunciar sua morte. A família do ex-treinador também confirmou seu falecimento através de um comunicado.

"Enquanto a família Winter lamenta a perda de um marido, pai e avô, também celebramos o que foi, em qualquer caso, uma vida frutífera, produtiva e cheia de acontecimentos", afirma o comunicado.

Michael Jordan, também através de um comunicado, destacou o sistema de jogo ofensivo implantado por Winter como assistente de Phil Jackson.

"Aprendi muito com o treinador Winter. Foi um pioneiro e um verdadeiro estudioso do jogo. O triângulo ofensivo foi um elemento decisivo de nossos seis campeonatos com os Bulls. Era um trabalhador incansável. Tex sempre esteve concentrado nos detalhes e na preparação como um grande mestre. Tive a sorte de jogar para ele. Minhas condolências para sua família", diz Jordan.

Nascido em 1922, em Wellington (Texas), com o nome Morice Fredrick Winter, cresceu em Huntington Park (Califórnia), para depois jogar basquete em Oregon e no sul da Califórnia, além de também ser saltador de vara.

Winter começou sua carreira de treinador como assistente de Jack Gardner, no Kansas State, em 1947, antes de um período de dois anos em Marquette, onde se tornou no treinador mais jovem no basquete universitário, com 30 anos na época.

Ele publicou o livro "The Triple-post Offense", em 1962, e nove anos depois chegou na NBA, onde treinou o Houston Rockets durante duas temporadas.

Em 1985, foi contratado como assistente técnico do Chicago Bulls formando a equipe de Jackson, onde liderados por Jordan, conquistaram os títulos da NBA em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.

Após a saída de Jackson dos Bulls, em 1999, Winter o seguiu e também foi para o Los Angeles Lakers, onde a ofensiva triangular se tornou pedra fundamental de uma equipe que venceu três campeonatos consecutivos (2000, 2001 e 2002).

Além disso, também foi consultor das equipes dos Lakers que conquistaram os títulos da NBA em 2009 e 2010.