Topo

Fórmula 1

FIA aprova mudanças no regulamento da Fórmula 1 para a temporada 2019

Jean Todt é presidente da FIA - Clive Mason/Getty Images
Jean Todt é presidente da FIA Imagem: Clive Mason/Getty Images

12/10/2018 17h39

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta sexta-feira (12) mudanças que serão introduzidas no regulamento da Fórmula 1 na temporada 2019.

Entre as principais alterações no aspecto esportivo está uma restrição de ultrapassagens. Os pilotos só poderão fazer manobras do tipo após um período de safety car na pista depois de terem cruzado o que a FIA chamou de "um ponto consistente" predeterminado. Antes, já era permitido ultrapassar logo que o carro de segurança entrasse nos boxes.

A localização das câmeras "on board" será alterada para compensar os problemas causados pela instalação do halo (barra de proteção para proteger a cabeça dos pilotos), ocorrida neste ano. Segundo a federação, a ideia é melhorar a experiência dos telespectadores. Para facilitar a visibilidade dos pilotos, serão reposicionados os espelhos retrovisores e a asa traseira, que ganhará luzes.

As equipes passarão a ser responsáveis pelas verificações iniciais de seus carros e devem declarar que estes estão em conformidade com todos os aspectos relacionados à segurança.

Ao fim de cada corrida, além da tradicional bandeirada, será exibido um painel de luz quadriculada. E quanto à parte prévia das provas, está previsto para 2020 que o toque de recolher das escuderias aumente de oito para nove horas.

As medidas anunciadas foram aprovadas em reunião realizada em Paris e que contou com a presença de Jean Todt, presidente da FIA.

Fórmula 1