Topo

Itália arranca vitória no fim e impede classificação antecipada de Portugal

14/10/2018 18h31

Chorzow (Polônia), 14 out (EFE).- Polônia e Itália estiveram perto de morrer abraçadas na Liga das Nações, mas a 'Azzurra' manteve as chances de classificação ao vencer o duelo entre elas por 1 a 0 neste domingo, fora de casa, graças a um gol feito nos acréscimos do segundo tempo.

A tetracampeã mundial marcou aos 48 minutos da etapa final, com Biraghi, e se isolou na segunda posição do grupo 3 da primeira divisão, com quatro pontos, atrás de Portugal, que tem seis e um jogo a menos. Os lusitanos teriam passado de fase caso o 0 a 0 tivesse sido mantido. Já os poloneses têm apenas um ponto e estão eliminados, além de terem sido rebaixados para a Liga B.

Para ir às semifinais, a equipe dirigida por Roberto Mancini precisará bater os portugueses no dia 17 de novembro, em Milão, e ainda torcer para que os atuais campeões europeus percam para a Polônia três dias depois, em Guimarães.

Apesar do placar magro no estádio Slaski, em Chorzow, houve chances para os dois lados. A rede poderia ter balançado logo com um minuto de jogo, em chute de fora da área de Jorginho, mas a bola caprichosamente bateu na junção entre a trave esquerda e o travessão.

A 'Azzurra' voltou a acertar a travessão aos 29 minutos, desta vez com Ingisne, que foi acionado na direita da área por Chiesa e tirou bem de Sczesny, mas errou o alvo por centímetros. Três minutos depois, Jorginho tentou e o goleiro polonês fez boa defesa.

O goleiro polonês voltou a se destacar aos 42, quando Florenzi fez bonita tabela com Insigne e encheu o pé por baixo, mas o camisa 1 salvou a equipe anfitriã de novo.

A Polônia voltou para o segundo tempo um pouco mais solta e incomodou aos 14, com Zielinski, que, sem muita margem para ajeitar o corpo ou dominar, emendou um voleio que foi pela linha de fundo. Um minuto depois, na resposta italiana, Biraghi também pegou de primeira, mas também cedeu tiro de meta.

A tetracampeã mundial balançou a rede aos 21 minutos, mas Insigne, autor do gol, foi flagrado em impedimento. Mais tarde, aos 25, Chiesa fez ótimo lançamento e deixou Bernadeschi na cara do gol, mas o meia cabeceou para fora. Aos 28, quem ficou cara a cara, foi Grosicki, que recebeu ótimo passe de Lewandowski, mas arrematou mal.

Na parte final do jogo, as duas equipes buscaram a vitória na tentativa de evitar a eliminação precoce. Quem chegou lá foi a Itália, aos 48 minutos. Insigne bateu escanteio da direita, Lasagna, que entrara em lugar de Bernadeschi, desviou de peixinho e Biraghi arrematou para o gol.

Anfitriã da última Copa, em que foi eliminada nos pênaltis nas quartas de final, a Rússia continua no embalo da competição e hoje derrotou a Turquia por 2 a 0 no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi. Neustädter e Cherysev marcaram uma vez cada.

Os russos não perdem desde o 3 a 0 sofrido contra o Uruguai, ainda na fase de grupos do Mundial, e lideram o grupo 2 da Liga B, com sete pontos, quatro a mais que a adversária de hoje, segunda colocada. Com isso, precisam apenas de um empate com a lanterna Suécia (1 ponto) na última rodada para confirmar o acesso à Liga A.

Na Liga C, a terceira divisão da Liga das Nações, Israel se isolou na liderança do grupo 1 ao vencer a Albânia por 2 a 0. Os donos da casa foram a seis pontos, três mais que a visitante e que a outra integrante da chave, a Escócia.

No grupo 4, a Sérvia se manteve isolada na liderança ao empatar com a Romênia em 0 a 0 em Bucareste e ir a oito pontos. A seleção mandante é terceira, com seis, atrás também de Montenegro, que goleou a Lituânia por 4 a 1 em Vilnius. O time anfitrião ainda não pontuou.

Kosovo continua na ponta no grupo 3 da Liga 4 depois do empate com Ilhas Faroe em 1 a 1 neste domingo, em Torshavn, agora com oito pontos, quatro a mais que o adversário, que vem em terceiro. O Azerbaijão poderia ter igualado a pontuação do líder, mas ficou com seis graças à igualdade com Malta, lanterna da chave, com dois pontos, também em 1 a 1. O duelo foi realizado em Baku.