Topo

Advogados de jogadores russos recorrem contra prisão provisória

Aleksandr Kokorin e Pavel Mamaev foram presos após denúncia de agressão em Moscou - Alex Livesey/Getty Images
Aleksandr Kokorin e Pavel Mamaev foram presos após denúncia de agressão em Moscou Imagem: Alex Livesey/Getty Images

Da EFE, em Moscou

15/10/2018 13h51

Os advogados de Pavel Mamaev, do Krasnodar, e Aleksandr Kokorin, do Zenit São Petersburgo, jogadores que estão em prisão preventiva por terem agredido dois funcionários e um motorista, apresentaram um recurso contra o encarceramento nesta segunda-feira.

Responsável pela defesa de Mamaev, Igor Bushmanov afirmou à agência Interfax que o Tribunal Municipal de Moscou analisará o recurso na manhã de sexta-feira.

No recurso, o advogado pede para que seja revertida a decisão do Tribunal Tverskoy, da capital russa, que ordenou a prisão preventiva de Mamaev e Kokorin até 8 de dezembro.

A defesa de Kokorin, representada por Oleg Popov, também apresentou um recurso similar, ao alegar que o jogador não cometeu "ações ilegais" e que, pelo contrário, tentou separar as partes e conter o conflito.

Ambos os jogadores, que correm o risco de ter os contratos rescindidos com os clubes, foram transferidos na sexta-feira para o centro de detenção Butirka, onde já foram encarcerados famosos dissidentes soviéticos.

Kokorin e Mamáev foram presos sob as acusações de vandalismo e agressão, que podem acarretar penas de até sete anos de prisão. O comportamento violento dos jogadores foi repudiado por diversos setores do governo, os clubes e ícones do esporte russo.

As detenções de ambos se tornaram a notícia mais repercutida na Rússia, onde os programas de televisão e os comentários da imprensa escrita pedem uma punição exemplar para os jogadores.