Topo

França vira contra Alemanha, fica perto da semi e elimina adversária

16/10/2018 18h01

Saint-Denis (França), 16 out (EFE).- A França manteve o embalo pós conquista do bicampeonato mundial e colocou um pé nas semifinais da Liga das Nações nesta terça-feira ao vencer a Alemanha por 2 a 1 no Stade de France, em Saint-Denis, além de ter selado a eliminação da adversária.

Com a vitória, os 'Bleus' se mantiveram na liderança do grupo 1 do novo torneio da Uefa, com sete pontos, enquanto a 'Mannschaft' segura a lanterna, com apenas um. Entre as duas, aparece a Holanda, com três.

Nesse cenário, a atual campeã do mundo precisará apenas de um empate com os holandeses em Roterdã no dia 16 de novembro para se garantir entre os quatro melhores. Já os alemães almejam agora ao menos evitar o rebaixamento para a Liga B, mas para isso precisará "secar" a 'Oranje' no duelo com os franceses e depois, no dia 20, derrotá-la em Gelsenkirchen.

O jogo aconteceu no Stade de France, mas quem parecia em casa era a Alemanha, que incomodou pela primeira vez aos nove minutos de partida. Gnabry foi ao fundo e tocou para trás, e a defesa ia marcando contra, mas o goleiro Lloris fez boa defesa com os pés.

Pouco depois, aos 13, Sané cruzou, a bola bateu no braço de Kimpembe, e o árbitro marcou pênalti para a tetracampeã mundial. Kroos cobrou rasteiro no canto direito, e Lloris até chegou, mas não evitou que a equipe visitante fizesse 1 a 0.

O segundo poderia ter acontecido logo em seguida, aos 18 minutos, quando Sané puxou contra-ataque em velocidade e deu para Werner, que só não aumentou a vantagem porque Lloris deu um tapinha na bola e o atrapalhou. Cinco minutos depois, Kroos bateu escanteio, Ginter desviou e o arqueiro dos 'Bleus' salvou mais uma vez.

A França enfim incomodou aos 38, em lançamento de Griezmman para Mbappé. Entretanto, apesar de toda a sua velocidade, o melhor jogador jovem da última Copa não conseguiu chegar para completar. Depois, aos 44, Hernández cruzou da esquerda e Giroud concluiu por cima do travessão.

No começo da segunda etapa, aos seis minutos, o camisa 1 que se destacou foi Neuer. Mbappé teve espaço no ataque e chutou por baixo, mas o goleiro alemão interceptou com o pé.

Aos 16, porém, o luva de ouro da Copa de 2014 não teve muito que fazer. Pogba abriu na esquerda para Hernández, que cruzou na medida para Griezmann. O atacante do Atlético de Madrid cabeceou com fora e deixou tudo igual.

Nenhuma das seleções se deu por satisfeita com a igualdade, e a partida então ficou lá e cá, mas quem marcou o segundo gol foi a França. Matuidi recebeu lançamento por baixo na área, foi combatido por Hummels e caiu. O árbitro assinalou o pênalti, Griezmann cobrou no canto direito, oposto ao escolhido por Neuer, e virou o jogo.

Em desespero, a Alemanha tentou ir para cima na base do abafa, mas a última grande chance de gol do jogo foi da dona da casa. Aos 42 minutos, após o escanteio, Dembélé arrematou para o chão e Neuer pegou.

Enquanto a 'Mannschaft' se aproxima do rebaixamento, a Ucrânia foi a primeira a se garantir na elite da próxima edição da Liga das Nações. O time do técnico Andriy Shevchenko, com o meia brasileiro naturalizado Marlos em campo, derrotou a República Tcheca por 1 a 0 em Kharkiv, com gol de Malinovskyi e foi a nove pontos na liderança do grupo 1 da Liga B. Com isso, não pode mais ser alcançado pela adversária, que tem três pontos, nem pela Eslováquia, que tem uma partida a mais a disputar, mas ainda não pontuou.

No grupo 4, o País de Gales pulou para a ponta, com seis pontos, ao derrotar a Irlanda por 1 a 0 em Dublin e ultrapassar a Dinamarca, que soma quatro. A seleção anfitriã vem em terceiro e último lugar, com um ponto.

O único gol no Aviva Stadium foi marcado de falta pelo atacante Wilson, jogador que, com a camisa do Derby County, ajudou a eliminar o Manchester United da Copa da Liga Inglesa.

Na terceira divisão, a Noruega é a nova líder do grupo 3, com nove pontos, superando a Bulgária no saldo de gols depois de ter vencido o confronto direto por 1 a 0 em Olso nesta terça.

A terceira posição da chave é do Chipre, que foi a Ljubljana e empatou com a Eslovênia em 1 a 1, chegando a quatro pontos. Os donos da casa seguram a lanterna, com um, e não tem mais chances de subir.

Também nesta terça, foi confirmado o primeiro acesso da Liga D para a Liga C. É da Geórgia, que bateu a Letônia por 3 a 0 em Riga, foi a 12 pontos e já não pode ser alcançada no topo da tabela do grupo 1 nas duas rodadas finais. O Cazaquistão, segundo colocado, goleou Andorra por 4 a 0 em Astana e tem cinco.

O grupo 4 está mais embolado. Isso porque a líder Macedônia parou nos nove pontos ao perder para a Armênia, terceira, com seis, por 4 a 0. A vice-liderança, também com seis pontos, é de Gibraltar, que ganhou de Liechtenstein por 2 a 1 e deixou o adversário com três.