Topo

Em feira, Copa Davis confirma Madri como sede para 2019 e 2020

17/10/2018 15h08

Madri, 17 set (EFE).- A nova Copa Davis foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira na Instituição de Feiras de Madri (Ifema), em um evento no qual foi confirmado que a capital espanhola será sede das duas primeiras edições do torneio após a reformulação.

Quem teve a missão de mostrar a nova competição à Câmara Municipal da cidade e à população foi o jogador de futebol Gerard Piqué, presidente e fundador do grupo Kosmos, responsável por um forte aporte financeiro para a Davis nos próximos 25 anos.

"É uma honra estar aqui para apresentar um grande projeto que é a Copa Davis para 2019 e 2020 em Madri. Tive um sonho há algum tempo, faz dois ou três anos, que era criar um evento único no mundo do tênis em que os jogadores pudessem representar suas nações, suas federações. Chegamos à conclusão de que dar as mãos à ITF (Federação Internacional de Tênis) era a melhor solução. Tivemos muito trabalho", declarou Piqué durante o evento.

"Em 16 de agosto, em Orlando, houve um ponto de inflexão, um momento histórico que muda a história do tênis em uma competição de 118 anos de história", completou o zagueiro do Barcelona e investidor.

A fase final da Davis de 2019 será disputada na Caixa Mágica, sede do Masters 1000 de Madri, mas em quadra dura, e não no saibro. Em 2020, o Wizink Center receberá jogos, embora ainda não haja confirmação de que serão todos eles ou apenas alguns.

No ano que vem, de 18 a 24 de novembro, será disputada a primeira fase final da nova Davis, aprovada em Assembleia Geral da ITF em Orlando, há dois meses. A expectativa de Piqué, no entanto, é levar o torneio para setembro a partir de 2020.

Na primeira edição, há sérias dúvidas sobre a participação dos melhores jogadores, uma das bases do projeto do Kosmos. O sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, respectivamente número 2 e 3 do mundo, não confirmaram presença, enquanto o alemão Alexander Zverev, quinto colocado do ranking, já descartou jogar.

"O quadro (de tenistas) perfeito é impossível, não pensamos individualmente em cada jogador. Sobre Djokovic, não é que ele tenha dito que não vai vir, disse que se coincidir com o torneio da ATP (Copa do Mundo, prevista para 2020), não virá. Conversei muito com ele porque ele representa os jogadores. Ele disse que a Davis é história do tênis, e acredito que temos que continuar conversando. Certamente chegaremos a um acordo", disse Piqué, que se encontrou com o sérvio durante a disputa do Masters 1000 de Xangai, na semana passada.