Topo

Ex-seleção brasileira, Rubén Magnano assume o Uruguai no basquete

17/10/2018 20h20

Montevidéu, 17 out (EFE).- O argentino Rubén Magnano, campeão olímpico pela seleção de seu país em 2004 e técnico do Brasil nos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016, foi apresentado nesta quarta-feira como técnico do Uruguai para substituir Marcelo Signorelli, demitido no último dia 2.

A principal missão de Magnano é levar a 'Celeste' de volta ao Campeonato Mundial do ano que vem após 33 anos de ausência. No momento, o time é quarto colocado do grupo E nas eliminatórias, com 13 pontos, atrás de Estados Unidos (15), Argentina (15) e Porto Rico (13). As três melhores se classificam automaticamente, enquanto o quarto precisa ter campanha melhor que a do dono da quarta posição do grupo F.

"Estamos próximos de algo que para o Uruguai é histórico. Para dar um exemplo: o Brasil não disputava os Jogos Olímpicos desde 1996, e coloquei na cabeça que era preciso recuperar a vaga. O caminho no pré-olímpico de Mar del Plata (para Londres 2012) era dificílimo, mas chegamos lá. Realizar um sonho passa pelas atitudes", declarou o argentino durante a apresentação.

Magnano disse que qualquer jogador uruguaio pode vir a ser convocado e quer formar a melhor equipe possível, mas deixou claro alguns valores dos quais não abre mão.

"O trabalho, a disciplina e o respeito são três pilares que para mim são fundamentais. Estar na seleção tem que motivar todo jogador. A falta de compromisso me deixa muito mal, ainda mais se falamos de seleção", destacou.

O Uruguai voltará à quadra pelas eliminatórias no dia 29 de novembro para enfrentar Porto Rico em Montevidéu. Três dias depois, também em casa, jogará contra os Estados Unidos. Em fevereiro, nas duas últimas rodadas, visitará o México e depois os próprios porto-riquenhos.