Topo

Volta às origens: Mbappé visita cidade natal pela 1ª vez após título mundial

17/10/2018 16h06

Bondy (França), 17 out (EFE).- O atacante Kylian Mbappé visitou nesta quarta-feira a sua cidade natal, Bondy, pela primeira vez desde que a França conquistou a Copa do Mundo, disputada entre junho e julho na Rússia, e recebeu o título de cidadão de honra.

"Acreditem nos sonhos de vocês! Espero que um dia algum de vocês esteja no meu lugar, e então eu virei aqui para aclamá-lo", declarou o jogador de 19 anos a cerca de 9 mil fãs, que gritavam seu nome.

"Voltar aqui como campeão do mundo é o melhor presente que poderia dar a mim mesmo", completou o melhor jogador jovem da Copa no gramado do estádio do AS Bondy, clube local onde deu os primeiros passos no futebol.

Visivelmente emocionado em sua volta à cidade, uma região pobre nos arredores de Paris, Mbappé se viu obrigado a interromper o próprio discurso diversas vezes, mas não perdeu o sorriso no rosto. Ele teve a companhia do pai, Wilfrid, ex-treinador das categorias de base do Bondy, e de outros familiares, e demonstrou gratidão.

A prefeita da cidade, Sylvine Thomassin, foi a encarregada de dar ao atacante do Paris Saint-Germain dois presentes: o título de cidadão de honra e outro, mais surpreendente, uma flauta em memória dos anos que Mbappé teve aulas de música na cidade.

"Não só existe o futebol", destacou a prefeita, que afirmou que graças à educação dada pelos pais Mbappé é agora o melhor representante para a juventude de Bondy.

Sylvine demonstrou à imprensa sua preocupação com a imagem da cidade, que, segundo ela, não corresponde com a realidade. "Em Bondy, temos 104 mil habitantes, e 40% é menor de 30 anos. Temos uma taxa de sucesso de 91% em bacharelado. No nosso departamento de Seine-Saint-Denis, temos mais empresas que em outros lugares, nos envolvemos nas associações, e nunca se fala disso", criticou.

Mbappé, que é visto como um atleta engajado e cuja família é querida e respeitada pelos seus antigos vizinhos, serve como gancho para que a prefeita se dirija a jovens receosos em relação ao futuro. "O sucesso dele permite que o foco fique nos jovens da nossa cidade", disse.