Topo

Árbitro esquece moeda e é suspenso após pedir "pedra, papel e tesoura"

Da EFE, em Londres

14/11/2018 13h52

O árbitro David McNamara foi suspenso pela Associação Inglesa de Futebol (FA, sigla em inglês) por decidir o sorteio de campo ou bola no início de uma partida com "pedra, papel e tesoura", em vez de lançar uma moeda, segundo informou a imprensa inglesa nesta quarta-feira.

A cena ocorreu no dia 26 de outubro, antes do empate em 1 a 1 entre Manchester City e Reading pelo Campeonato Inglês feminino. O árbitro esqueceu a moeda no vestiário e, para não adiar o início do duelo, decidiu realizar o sorteio com o clássico jokenpô.

McNamara acabou sendo suspenso por 21 dias e não poderá apitar até 16 de dezembro. A FA expressou que o árbitro aceitou a acusação de não "atuar pelo melhor interesse do jogo".

Segundo as regras, o lançamento da moeda é requerido antes do início das partidas para decidir qual equipe começará com a bola e como serão ocupados os lados do campo. As jogadoras envolvidas foram a capitã do City, Steph Houghton, e a do Reading, Kirsty Pearce.

Joanna Stimpson, chefe de arbitragem da FA, disse ao jornal britânico The Times que o erro de McNamara foi "um momento de loucura" e que ele "deveria ter estado mais preparado". Stimpson classificou a solução do árbitro como "inadequada" e muito "pouco profissional".