Topo

Liga das Nações terá 6 dias de decisões a partir desta quinta

14/11/2018 16h28

Redação Central, 14 nov (EFE).- A primeira edição da Liga das Nações terá seus semifinalistas e rebaixados definidos a partir desta quinta-feira, primeiro de seis dias com partidas decisivas nas quatro divisões da nova competição entre seleções da Uefa.

França, Bélgica, Portugal e Espanha despontam como as favoritas para disputarem a fase decisiva do torneio, do dia 5 ao dia 9 de junho do ano que vem, em uma sede única a ser definida. Entretanto, Holanda, Suíça, Itália, Inglaterra e Croácia ainda sonham estar entre as quatro melhores, embora algumas dessas tenham que se preocupar também com o descenso.

Os croatas jogarão sua sobrevida nesta quinta-feira contra a Espanha, em Zagreb. A tricampeã europeia lidera o grupo 4, com seis pontos, e se garantirá na fase final em caso de vitória, enquanto a atual vice-campeã mundial tem apenas um ponto. Com isso, terá de vencer nesta quinta e depois derrotar a Inglaterra, vice-líder com quatro pontos, em Wembley no próximo domingo.

O primeiro jogo entre as duas seleções pelo torneio não traz boas recordações à Croácia, que, em sua primeira partida oficial desde o inédito vice-campeonato obtido na Rússia foi goleada por 6 a 0 na cidade de Elche.

O outro grupo que terá partidas nesta quinta e no próximo domingo é o 2, em que a Bélgica está empatada em pontos com a Suíça, com seis cada. Os 'Diabos Vermelhos' enfrentarão a Islândia em Bruxelas, mas, independentemente do resultado, jogará pelo empate em Lucerna no fim de semana para avançar.

Para os suíços, a missão no fim de semana não será das mais simples. Para chegarem às semifinais, terão de vencer os belgas, algo que não acontece desde novembro de 1983.

Os islandeses, sensação europeia nos últimos anos, com presença nas quartas de final da Eurocopa de 2016 e estreante no Mundial deste ano, já estão rebaixados e fazem uma campanha para se esquecer até agora, sem pontos nem gols marcados e com nove gols sofridos.

A principal decepção da Liga das Nações até agora, porém, é a Alemanha, que está à beira de uma queda para a segunda divisão. Sem chances de classificação, a tetracampeã mundial tem que torcer para a Holanda perder para a França nesta sexta, em Roterdã, e depois bater a 'Oranje' em Gelsenkirchen na próxima segunda. Se houver empate na cidade holandesa, a 'Mannschaft' precisará de uma goleada por pelo menos quatro gols de diferença na última rodada.

Quanto à classificação, basta à atual campeã mundial um empate fora de casa para avançar. Se perderem, os 'Bleus' precisarão que os alemães vençam na segunda-feira.

No grupo C, o classificado será decidido no próximo sábado, quando Portugal, líder da chave, com seis pontos, jogará pelo empate contra a Itália, segunda colocada, com quatro. O duelo será realizado no estádio San Siro, em Milão.

Se perder, a atual campeã europeia, que não vem contando com Cristiano Ronaldo por pedido do craque, terá que derrotar a Polônia na cidade de Guimarães na próxima terça-feira.

Na Liga B, há ainda três vagas na elite em disputa. A outra já é da Ucrânia, que subiu com duas rodadas de antecipação no grupo 1. Nessa chave, resta apenas a definição entre República Tcheca e Eslováquia de quem cairá para a terceira divisão.

Cardiff sediará jogo decisivo na próxima sexta-feira. O País de Gales, líder do grupo 4, com seis pontos, precisará empatar com a Dinamarca, segunda colocada, com quatro. Quem vencer estará classificado e, em caso de empate, a equipe escandinava terá que bater a Irlanda, lanterna com um ponto, em Aarhus na segunda-feira.

A Rússia tem sete pontos, no topo da tabela do grupo 2, e está muito perto da elite, mas ainda deve esperar para comemorar. O acesso virá no sábado caso a Suécia, que tem um ponto, não bata a Turquia, já eliminada, com três, na cidade turca de Konya. Do contrário, precisará de um empate com os suecos na próxima terça, em Solna.

Situação parecida vive a Bósnia, que tem 100% de aproveitamento na ponta do grupo 3. A seleção comandada por Robert Prosinecki garantirá o acesso caso empate com a Áustria nesta quinta em Viena. Em caso de derrota, terá que torcer para os austríacos não vencerem a já eliminada Irlanda do Norte no próximo domingo, em Belfast.