Topo

Penta, Márquez tentará encerrar jejum de vitórias na Comunidade Valenciana

14/11/2018 12h11

Valência (Espanha), 14 nov (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, encarará neste fim de semana o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, na Espanha, último da temporada da MotoGP, em que tentará encerrar jejum de três anos sem vitória, o que contrasta com o domínio recente na categoria.

O piloto, de 25 anos, conquistou o título por antecipação ao vencer o GP do Japão, há quase um mês. Com isso, se tornou pentacampeão mundial, já que também ergueu os troféus das temporadas 2013, 2014, 2016 e 2017.

Depois de alcançar o topo do pódio em Motegui, Márquez abandonou a prova disputada na Austrália, e ganhou na Malásia. Na Comunidade Valenciana, neste fim de semana, o espanhol tentará receber a bandeirada pela segunda vez na carreira, repetindo o que fez há quatro anos.

Depois disso, os compatriotas Jorge Lorenzo, duas vezes, em 2015 e 2016, e Dani Pedrosa, em 2017, levaram a melhor. Os dois, aliás, as etapas anteriores ao êxito de Márquez, ampliando o domínio espanhol. O último a ganhar que não era piloto da casa, há sete anos, foi o australiano Casey Stoner.

Além de Márquez, que já garantiu o título mundial, o italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, assegurou matematicamente o vice da temporada, repetindo o desempenho do ano anterior, o melhor alcançado ao longo da carreira.

O italiano Valentino Rossi e o espanhol Maverick Viñales, ambos da Yamaha, disputam o terceiro lugar. Os dois pilotos estão separados por dois pontos (195 a 193), com vantagem para o Doutor.

Na despedida da temporada, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Honda, tentará garantir a 14ª posição no campeonato, que ocupa atualmente. O jovem piloto ainda tentará terminar a sétima prova consecutiva na zona de pontuação.

No circuito de Ricardo Tormo, localizado na cidade de Cheste, o italiano Francesco Bagnaia (VR46 Kalex) e o espanhol Jorge Martín (Gresini Honda) disputarão a primeira prova depois das conquistas de títulos na Moto2 e Moto3, respectivamente.

A dupla sequer poderá ostentar a condição de "número 1" na próxima temporada, já que ambos acertaram mudança de equipe que os permitirá subir de categoria em 2019, então, a prova também servirá de despedida para ambos.