Topo

Após reabilitação da Rusada, Wada inspecionará laboratório de Moscou

15/11/2018 16h39

Redação Central, 15 nov (EFE).- Uma delegação da Agência Mundial Antidoping (Wada) irá à Rússia daqui a duas semanas para se reunir com as autoridades do país e visitar o laboratório de Moscou, após a decisão adotada em setembro de reabilitar à Agência Russa Antidoping (Rusada).

Ao término da reunião do Conselho de Fundação da Wada, realizada hoje em Baku, a entidade confirmou que a visita a Moscou acontecerá no próximo dia 28. Durante o encontro, foi comunicado que a Rusada cumpriu as exigências que haviam sido feitas pela agência internacional.

A agência russa se comprometeu a facilitar o acesso aos dados e amostras feitas pelo antigo laboratório antidoping de Moscou, que estaria envolvido em um esquema para encobrir resultados positivos de atletas locais. Caso haja algum descumprimento, a Rusada poderá ser suspensa novamente.

Mais cedo, o ministro de Esportes da Rússia, Pavel Kolobkov, já havia anunciado que Moscou autorizava a inspeção de seu laboratório. "Os analistas da Wada virão a Moscou em 28 de novembro. Cumpriremos plenamente as nossas obrigações no momento de garantir o acesso deles ao laboratório", disse Kolobkov.

Em comunicado, a Wada informou também que o seu Conselho de Fundação aprovou uma série de reformas em questões de governabilidade, como contar com um presidente e um vice-presidente independente com remuneração e limite de três os mandatos, de três anos cada.

"As mudanças aprovadas hoje farão uma diferença significativa na forma como a agência é dirigida, com maior independência do Comitê Executivo. Isso não deve ser entendido como o final de um processo, mas realmente como o princípio de um período de revisão de governança dentro da Wada", disse o presidente da organização, o britânico Craig Reedie.