Topo

Rueda pede paciência e afirma que quer seguir na seleção do Chile

15/11/2018 18h16

Santiago (Chile), 15 nov (EFE).- O técnico do Chile, Reinaldo Rueda, pediu nesta quinta-feira paciência para que a equipe recupere o futebol que a levou à conquista de duas edições da Copa América e disse que tem vontade de seguir no comando da seleção, uma resposta aos rumores provocados pelas eleições na federação do país.

Rueda concedeu uma longa entrevista coletiva antes do amistoso que o Chile disputará contra a Costa Rica amanhã. No entanto, o jogo ficou em segundo plano, com boa parte das perguntas sobre os convocados pelo técnico e, em especial, as ausências na lista, o que irritou o ex-treinador do Flamengo.

De um jeito bastante inusitado, Rueda explicou as escolhas com fotos, vídeos e documentos. Inclusive mostrou uma gravação na qual o técnico argentino Marcelo Bielsa, que comandou o Chile entre 2007 e 2011, critica o papel da imprensa no futebol.

O técnico da 'La Roja' avaliou que, aos poucos, a seleção está esquecendo a dor de ter ficado de fora da última Copa do Mundo.

"Precisamos de muita paciência, muito equilíbrio. Tivemos muitos exemplos na América do Sul e no mundo. É preciso aprender com isso. Há potências mundiais que custaram a consolidar uma nova geração", explicou o técnico colombiano.

Rueda também fez uma avaliação positiva sobre os dez meses no comando da seleção e destacou a resposta dos jogadores ao trabalho.

"Alguns jogadores foram convocados para esta seleção e ficaram, outros não tiveram a oportunidade, ou não a aproveitaram, e talvez não voltarão. Acredito que tudo foi positivo e é preciso tirar conclusões importantes para o que virá", afirmou.

Com o cargo em risco devido às eleições para a presidência da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) neste mês, Rueda descartou conversas para assumir o comando da Colômbia.

"Fui muito claro. É algo em vão ouvir outra proposta enquanto não houver uma decisão aqui. Meu propósito é seguir, mas precisamos ver que garantias serão dadas à comissão técnica. Se não houver esse 'feeling' com a nova diretoria, veremos", ressaltou.

Rueda considera que a imprensa foi injusta nas críticas à última convocação, especialmente nos questionamentos à inclusão de jogadores veteranos como Esteban Paredes e Johnny Herrera.

Para ele, há uma "campanha destrutiva" dos jornalistas, o que afeta os atletas mais experientes e mais jovens. Aproveitando a coletiva, Rueda saiu em defesa de dois dos nomes mais criticados pelos chilenos, Ángel Sagal e Junior Fernandes.

"Sagal e Fernandes são jogadores completos. Enquanto eu estiver aqui serão titulares comigo", concluiu o técnico.