Topo

Zverev opina que tenistas deveriam ter 2 meses de descanso por temporada

16/11/2018 17h51

Londres 16 nov (EFE).- O alemão Alexander Zverev defendeu nesta sexta-feira que o ideal seria cada tenista descansar por dois meses ao longo da temporada, mas que apenas Federer, seu próximo rival no ATP Finals, consegue se beneficiar deixando de participar de vários torneios para se poupar.

"Roger é o maior, então tem regras diferentes. Ele pode pular dois Masters. Não tem que jogar todos os ATP 500. No meu caso, tenho que jogar os quatro Grand Slams, os nove Masters 1.000, quatro torneios ATP 500 também, inclusive joguei em um ATP 250", disse Zverev.

"Eu me poupava por dois meses. Era quando eu era mais jovem, para construir o meu corpo. Tinha quatro semanas de treino físico e quatro semanas de tênis antes de começar a temporada", lembrou.

De acordo com Zverev, "não se trata da quantidade de tênis jogado no ano, mas do tempo livre": "Mesmo que não jogue durante uma semana em um torneio, não pode tirar essa semana livre. Tem que estar treinando e se preparando", explicou.

"Agora temos duas semanas para tudo. Claro, tiramos umas férias, mas precisamos delas para a recuperação. Ter duas semanas para se preparar física e mentalmente para a nova temporada não é suficiente, na minha opinião. Se perguntar a qualquer treinador, não acho que vá discordar de mim", disse Zverev.

"O meu argumento é que não temos tempo para preparar. Quero dizer, terminamos aqui, vamos tirar dez dias de férias, depois treinamos durante duas semanas, e depois vamos à Austrália. Não é a quantidade de partidas que jogamos nessas semanas, mas quanto tempo livre podemos ter", prosseguiu.

"Durante a temporada não podemos dizer: 'Ok, vou tirar duas semanas de férias e irei às Maldivas em julho'. Não é assim que funciona. Você precisa estar treinado, preparado. Quanto à parte física, não pode fazer treino pesado durante a temporada. O único momento que você tem é quando descansa", argumentou.

Zverev se defendeu após alguns jogadores serem criticados por aproveitarem o tempo de descanso para participarem de amistosos lucrativos.

"Não fiz nenhum amistoso neste ano. Se chamar a Laver Cup de amistoso, joguei um. Além disso, não fiz nenhum", respondeu.