Topo

Nigéria, Mali, Marrocos e Uganda se garantem na Copa Africana de Nações

17/11/2018 17h35

Redação Central, 17 nov (EFE).- As seleções de Nigéria, Mali, Marrocos e Uganda garantiram classificação antecipada neste sábado à Copa Africana de Nações, se juntando assim, a Camarões, que sediará o torneio, Senegal, Madagascar, Tunísia e Egito, todas com passaportes já carimbados.

Três vezes campeões continentais, os nigerianos empataram com a África do Sul em 1 a 1, no FNB Stadium, em Johanesburgo. O volante Buhle Mkhwanazi abriu o placar para os visitantes, aos 9 do primeiro tempo. Pouco depois, aos 26 da etapa inicial, o atacante Lebo Mothiba igualou.

Os Super Águias, com o resultado, chegaram aos dez pontos no grupo E, enquanto os sul-africanos alcançaram os nove. A Líbia, que hoje goleou a eliminada Seychelles por 8 a 1, fora de casa, e chegou a sete, se mantendo vivo na disputa pela segunda vaga da chave.

No grupo C das Eliminatórias, Mali se garantiu na próxima edição da Copa Africana ao derrotar o Gabão por 1 a 0, mesmo atuando como visitante. O meia Moussa Doumbia foi o artilheiro solitário da partida, ao balançar as redes aos 11 minutos do primeiro tempo.

Na mesma chave, o Burundi assumiu a vice-liderança, ao chegar aos nove pontos, dois a mais que os gaboneses, adversários na última rodada, com a vitória sobre a eliminada seleção do Sudão do Sul por 5 a 2, fora de seus domínios.

O Marrocos garantiu classificação no grupo B, um dia depois de vencer Camarões por 2 a 0, em Casablanca. A vaga dos Leões do Atlas veio por antecedência devido a derrota de hoje do Malawi para Comoros por 2 a 1, em jogo disputado na cidade de Moroni.

Uganda, por sua vez, obteve a vaga e a primeira colocação do grupo L, por antecipação, ao derrotar Cabo Verde por 1 a 0, em casa. A única seleção que não sofreu gol na competição venceu com gol do atacante Patrick Kaddu, aos 32 da etapa complementar.

No grupo D, Gâmbia atrapalhou os planos do Benin, de ficar a um ponto da classificação, ao ganhar duelo por 3 a 1, em Bakau. No grupo K, Namíbia e Guiné-Bissau empataram sem gols, em jogo que o vencedor carimbaria passaporte ao torneio. Já no grupo A, Senegal passou pela Guiné Equatorial por 1 a 0.