Topo

Portugal segura empate com a Itália em Milão e é 1º garantido na fase final

17/11/2018 19h39

Redação Central, 17 nov (EFE).- A seleção portuguesa, atual campeã europeia, mesmo sem contar com o atacante Cristiano Ronaldo, se tornou neste sábado a primeira classificada à fase final da Liga das Nações, graças ao empate com a Itália em 0 a 0, em jogo disputado no estádio San Siro, em Milão.

No primeiro tempo, pressionada pela necessidade da vitória para se manter na disputa, a 'Azzurra' pressionou muito, e criou boas chances, como em chute do atacante Lorenzo Insigne, que foi defendido pelo goleiro Rui Patrício, logo aos 4 minutos. Mais tarde, aos 35, o zagueiro Leonardo Bonucci testou bola muito perto do gol.

Na etapa complementar, embora tenha mantido domínio os italianos sofreram mais com os visitantes. Aos 30, o meia William Carvalho obrigou o goleiro Gianluigi Donnarumma a trabalhar, em grande intervenção após chute de longa distância.

O resultado era o necessário para os portugueses assegurarem a liderança do grupo 3. Os comandados por Fernando Santos chegaram aos sete pontos, contra cinco da Itália - que não entrará mais em campo na competição - e terão nesta terça-feira um jogo para cumprir tabela com a já rebaixada Polônia.

Vale lembrar que Portugal não contou com Cristiano Ronaldo em nenhum dos compromissos pela Liga das Nações, já que o craque entrou em acordo com o técnico da seleção para não ser convocado depois da Copa do Mundo, primeiro, pelo processo de adaptação a Juventus, e depois devido as acusações de abuso sexual, por parte de uma modelo americana.

A fase final do torneio será realizada entre os dias 5 e 9 de junho do próximo ano, em local ainda a ser definido. Os quatro campeões de chave se enfrentarão em duas etapas eliminatórias, semifinal e final. França e Holanda, no grupo 1; Bélgica e Suíça, no 2; e Espanha, Inglaterra e Croácia, no 4; brigam pelas vagas restantes.

Na segunda divisão da Liga das Nações, a Suécia manteve a disputa pelo acesso aberta, ao vencer a Turquia, fora de casa, por 1 a 0. O gol isolado da partida foi anotado pelo zagueiro Andreas Granqvist, que converteu cobrança de pênalti aos 26 minutos do segundo tempo, em resultado que rebaixou os anfitriões.

Com o resultado, o classificado sairá de duelo entre suecos e russos, que se enfrentarão nesta terça-feira na Friends Arena, em Solna. Os visitantes entrarão em campo com a vantagem do empate, já que estão com sete pontos, contra quatro do adversário direto.

Na Liga C, a Sérvia se colocou muito perto de garantir acesso no grupo 4, ao vencer a Montenegro por 2 a 1, em casa. O meia-atacante Adem Ljajic e o Aleksandar Mitrovic, que ainda perdeu um pênalti no jogo, marcaram para os anfitriões. O atacante Stefan Mugosa descontou para os visitantes.

Os sérvios chegaram a 11 pontos, dois a mais que a Romênia, que venceu a eliminada Lituânia por 3 a 0, com gols dos atacantes George Puscas e Claudiu Keseru, e do meia Nicolae Stanciu. Na última rodada, o terceiro adversário do Brasil na última edição da Copa do Mundo, precisará apenas de um empate com os lituanos - que ainda não fizeram pontos -, para subir.

Já no grupo 1, a Escócia passou pela Albânia por 4 a 0, atuando como visitante, e manteve aberta a disputa pelo acesso. O atacante Ryan Fraser, o atacante Steven Fletcher, de pênalti, e o meia James Forrest, que fez dois, marcaram. Terça-feira, os escoceses receberão os israelenses, que jogarão pelo empate para subir.

No último nível do torneio, Kosovo deu grande passo para subir no grupo 3, ao golear Malta por 5 a 0, fora de casa, e chegar aos 11 pontos. O Azerbaijão passou por Ilhas Faroe, em seus domínios, por 2 a 0 e foi a nove pontos. Kosovares e azeris farão duelo direto nesta terça-feira, em Pristina.