Topo

Viñales conquista pole do GP da Comunidade Valência; Márquez cai e é 5º

17/11/2018 12h45

Valência (Espanha), 17 nov (EFE).- O espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, conquistou neste sábado a primeira pole position na temporada da MotoGP, e largará em primeiro no Grande Prêmio da Comunidade Valênciana, na Espanha, o último de 2018, em dia de queda do já campeão e também piloto da casa, Marc Márquez, da Honda.

O dono da moto 25, quarto colocado na classificação do campeonato, cravou o tempo de 1min31s312, encerrando assim um jejum de 22 etapas sem conseguir ser o mais rápido do treino de definição do grid, já que a última vez que isso aconteceu no GP de Aragón, também na Espanha, no ano passado.

A segunda posição na sessão foi com o também espanhol Álex Rins, da Suzuki, apenas 68 centésimos atrás de Viñales. Garantido como vice-campeão por antecipação, o italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, a 80 centésimos do pole position e foi o terceiro mais rápido.

Márquez, por sua vez, sofreu queda logo na primeira tentativa de volta do Q2, a parte final do treino de classificação. O cinco vezes campeão voltou para a pista, mesmo deixando claro que sentia fortes dores no ombro esquerdo, cravou tempo de 1min31s442 e sairá em quinto.

A frente do espanhol estará o italiano Danilo Petrucci, da Pramac Ducati, que vem surpreendendo no fim de semana, depois de ser o mais veloz no segundo e no terceiro treinos livres. O espanhol Pol Espargaró, da KTM, sairá em sexto, fechando a segunda fila.

A grande decepção da sessão foi o italiano Valentino Rossi, da Yamaha, que conseguiu apenas a 16ª colocação, uma atrás do ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Honda, que foi 67 centésimos mais veloz que o veterano.