Topo

Guga afirma que Zverev está no caminho certo para derrubar "galáticos"

19/11/2018 14h02

Londres, 19 nov (EFE).- Gustavo Kuerten, um dos homenageados neste ano no ATP Finals, afirmou em entrevista à Agência Efe que o alemão Alexander Zverev, campeão do torneio, está no caminho certo para entrar no grupo de grandes jogadores da atualidade.

"Me fez voltar ao torneio que ganhei em Lisboa. Também tive que ganhar de dois grandes (Pete Sampras, nas semis, e Andre Agassi, na decisão). Ele derrotou Federer e depois enfrentou Djokovic. Não há outra maneira para desbancar essa geração galática, cujos integrantes vivem mais do que todos", brincou o brasileiro.

"Eles estão aí há 10, 15 anos e só vão parar quando outros os tirarem. O sentimento que tenho é muito positivo. Todos eles estão no limite, mas, vejo Djokovic em maior vantagem, jogando com mais ambição. Isso dá mais paixão ao circuito", completou.

Neste ano, Guga deu nome a um dos grupos do torneio de simples do Finals, que venceu em 2000 - ainda sob o nome de Masters Cup -, em Lisboa, em Portugal. À Agência Efe, o número 1 do mundo por 43 semanas admitiu que a conquista é inesquecível.

"Foi um cenário fantástico, apoteótico, que me dá segurança para dizer, 100%, que foi o melhor momento que vivi nas quadras durante a minha carreira", disse.

Guga fez um balanço da temporada de 2018 do circuito da ATP, em que o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic se revezaram como número 1 do mundo, e apontou que o vice-campeão do Finals, derrotado por Zverev, é quem termina o ano com mais força.

"Havia dúvidas sobre ele, com todas as dificuldades que existem para alcançar o nível muito alto. Mas, ele voltou, e se ele propõe fazer isso, é o que está mais preparado para vencer. Acho que terminamos o ano com uma garantia, de que os três ou quatro próximos anos, serão dele", avaliou o ex-tenista. EFE.