Topo

Esporte

Coreias sediarão encontro da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais

29/11/2018 10h31

Tóquio, 29 nov (EFE).- A Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC, na sigla em inglês), anunciou nesta quinta-feira que a Assembleia Geral de 2020 será realizada em Seul e terá as duas Coreias como organizadoras conjuntas.

A escolha da sede do encontro foi feita a partir de votação entre os 206 comitês que compõem a entidade, durante a edição deste ano da Assembleia Geral, realizada em Tóquio, no Japão, entre ontem e hoje.

A decisão foi uma forma de premiar os governos da Coreia do Norte e do Sul por buscarem a melhora das relações, através do esporte. O reconhecimento do diálogo entre os dois países foi tema da reunião em diversos momentos.

A equipe de hóquei sobre o gelo que disputou o torneio feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul, foi premiada durante a Assembleia Geral, por "inspirar esperança através do esporte.

O próximo encontro da ANOC acontecerá entre os dias 9 e 10 de outubro de 2019, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, coincidindo com o início da primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia.

As datas da Assembleia Geral seguinte, em Seul, serão divulgadas posteriormente.

Além disso, nesta quinta-feira, a ANOC divulgou que poderá adiar a eleição para escolha do próximo presidente até a reunião do próximo ano, em San Diego. No início da semana, o kuwaitiano Ahmed Al-Fahad Al-Ahmed Al-Sabah renunciou ao mandato, que iria até 2022.

O mandatário acabou sendo forçado a deixar a entidade, pela Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional (COI), após ser acusado pela justiça da Suíça, junto com mais quatro pessoas, por criar falsos vídeos que incriminavam dois funcionários do governo do Kuwait por um suposto golpe de estado.

Por enquanto, o fijiano Robin Mitchell, primeiro vice-presidente da ANOC, assumirá a liderança da organização, ao menos até a reunião do Comitê Executivo, marcada para acontecer em janeiro do próximo ano.

Mais Esporte