Topo

Uefa aprova criação de terceira competição de clubes a partir de 2021

Reprodução/Uefa
Imagem: Reprodução/Uefa

02/12/2018 18h33

O Comitê Executivo da Uefa aprovou neste domingo, em reunião realizada em Dublin, na Irlanda, a criação de uma terceira competição de clubes, para o período entre 2021 e 2024, que se juntará a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

O novo torneio ainda não ganhou nome oficial e está sendo chamado UEL2 (sigla de 'Europa League'). O formato será de 32 equipes na fase de grupos, divididas em oito chaves de quatro. Os primeiros colocados avançarão às oitavas de final.

Ao término dessa disputa inicial, os vice-líderes disputarão série eliminatória com os terceiros colocados dos grupos da Liga Europa, para definir os últimos oito classificados às oitavas. Na sequência, haverá quartas, semis e final.

Ao todo, serão 141 jogos, disputados em um total de 15 semanas, às quintas-feiras. O campeão terá o direito de disputar a edição seguinte da Liga Europa.

Além disso, o Comitê Executivo da Uefa decidiu que as finais das três competições serão na mesma semana, na quarta-feira a da UEL2, na quinta a da Liga Europa, e no sábado a da Liga dos Campeões.

A novidade garantirá que 34 países terão representantes nas fases de grupos dos torneios organizados pela entidade, contra 26 garantidos atualmente.