Topo

Esporte

Campeonato Equatoriano terá aumento de clubes na próxima temporada

04/12/2018 17h17

Guayaquil (Equador), 4 dez (EFE).- O Campeonato Equatoriano terá novo formato a partir da próxima temporada, com aumento de 12 para 16 participantes, conforme foi definido nesta terça-feira em reunião entre clubes, associações locais, a federação do país (FEF) e a liga que organiza a competição.

A proposta já havia sendo apresentada anteriormente e será oficializada no dia 11 de janeiro do próximo ano, durante o Congresso Ordinário da FEF, que também elegará o próximo presidente e os demais integrantes da cúpula da entidade.

Atualmente, o Equatoriano é dividido em duas etapas, em que os 12 clubes se enfrentam em ida e volta, dentro de cada uma delas. Os vencedores das fases - exceto se a mesma equipe ganhar ambas -, fazem a final para decidir o campeão da temporada.

Em 2019, todos os participantes deste ano seguirão na elite, os casos de Aucas, Barcelona, Delfín, Deportivo Cuenca, Independiente del Valle, LDU de Quito, Macará, Técnico Universitario e Universidad Católica, além de El Nacional e Guayaquil City, que ficaram nas últimas posições e seriam rebaixados.

Além disso, subirão o Mushuc Runa e o América, que ficaram em primeiro e segundo lugares na segunda divisão e já tinham acesso previsto, além do Fuerza Amarilla e o Olmedo, terceiro e quarto colocados da competição.

Mais Esporte