Topo

Esporte

Finalistas do Torneio Apertura mexicano serão definidos neste fim de semana

07/12/2018 17h39

Cidade do México, 7 dez (EFE).- Os finalistas do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano serão definidos neste fim de semana, com Cruz Azul e Monterrey duelando no sábado, com os visitantes em vantagem por vitória na ida, e América e Pumas jogando no domingo, após empate em um gol na primeira partida.

O mítico Estádio Azteca, palco do tri mundial conquistado seleção brasileira, em 1970, será um dos protagonistas do fim de semana, pois, ambos os confrontos pelas semis serão realizados no local, que tem capacidade máxima para 87 mil pessoas.

O primeiro jogo será no sábado, com o Cruz Azul atuando como mandante com o Monterrey. Na ida, realizada na quarta-feira, os 'Rayados' levaram a melhor por 1 a 0. O gol solitário da partida foi anotado pelo meia mexicano Rodolfo Pizarro, aos 3 do primeiro tempo.

Líder da fase inicial do Apertura, o time 'cementero' será obrigado a dar o troco por dois gols de diferença para avançar. A vitória pelo placar mínimo também valerá vaga, pois, dois resultados iguais são favoráveis a equipe que fez a melhor campanha para chegar na etapa eliminatória.

O Monterrey, por sua vez, poderá se classificar com derrota, desde que seja por um gol de diferença e que balance a rede uma vez, pelo menos, ou seja, pelos marcadores de 2 a 1, 3 a 2, 4 a 3 e assim por diante, já que o número de gols marcados fora de casa é critério de desempate.

Entre os jogadores que disputarão esta primeira semifinal no Azteca, está o atacante colombiano Dorlan Pabón, que defende a equipe visitante deste duelo de volta. Na ida, o ex-São Paulo foi titular e ficou 90 minutos em campo.

No domingo, América e Pumas se reencontrarão após empate em um gol no Estadio Olímpico Universitario. O atacante mexicano Diego Laínez colocou os Águias na frente, ao marcar aos 21 do primeiro tempo. Os anfitriões deixaram tudo igual graças ao atacante chileno Martín Rodríguez, anotado aos 6 minutos da etapa final.

Como foi vice-líder da primeira fase da competição, o time comandado pelo controverso Miguel Herrera tem direito a repetir a igualdade da primeira rodada e também a ficar no 0 a 0, que determinaria vantagem nos gols marcados fora de seus domínios.

O Pumas, que é treinado por David Patiño e foi o terceiro colocado na etapa inicial, só poderá ficar no empate se cada um dos times balançar a rede, pelo menos, duas vezes.

O time que vencer assegurará a segunda vaga na decisão do Apertura mexicano, que está prevista para acontecer nos dias 12 e 16 deste mês.

Mais Esporte