Topo

Esporte

Borussia Dortmund supera Schalke 04 e segue sobrando no Alemão; Bayern vence

08/12/2018 18h09

(Atualiza com o resultado de Hertha Berlim e Eintracht Frankfurt).

Redação Central, 8 dez (EFE).- O Borussia Dortmund venceu neste sábado o clássico com o Schalke 04 por 2 a 1 e ampliou de maneira provisória a vantagem na liderança do Campeonato Alemão para nove pontos, no dia em que o Bayern de Munique ganhou a segunda partida consecutiva e subiu na tabela.

No duelo do Vale do Ruhr, disputado na Veltins Arena, os visitantes saíram na frente aos 7 do primeiro tempo, com gol do volante dinamarquês Thomas Delaney. Na etapa complementar, aos 16, o lateral-direito alemão Daniel Caligiuri igualou, cobrando pênalti.

Pouco depois, aos 29, o atacante inglês Jadon Sancho balançou a rede e garantiu os três pontos para o time aurinegro.

O único brasileiro relacionado para a partida foi o veterano zagueiro Naldo, do Schalke 04. O ex-jogador do RS Futebol e do Juventude, ambos do Rio Grande do Sul, permaneceu os 90 minutos no banco de reservas.

Com a vitória obtida hoje, o Dortmund chegou aos 36 pontos, nove distante do Bayern de Munique. Amanhã, o Borussia Mönchengladbach poderá alcançar a marca de 29 pontos, se derrotar o Stuttgart, dentro de seus domínios.

Os Azuis Reais, por sua vez, seguem com 14 pontos e ocupam apenas a 13ª posição na tabela.

Na Allianz Arena, o Bayern venceu a segunda partida seguida no Alemão, depois de ter ficado três jogos sem ganhar. A equipe comandada pelo croata Niko Kovac e que teve o lateral-direito Rafinha entre os titulares, passou pelo Nuremberg por 3 a 0.

O centroavante polonês Robert Lewandowski abriu o caminho da vitória sobre o ameaçado adversário, ao marcar aos 9 e aos 27 da etapa inicial. O atacante francês Franck Ribéry deu números finais ao duelo aos 11 da etapa complementar.

Ainda neste sábado, o RB Leipzig desperdiçou oportunidade de se manter a oito pontos de distância do Borussia Dortmund e ainda assumir provisoriamente a segunda colocação da competição, ao perder para o Freiburg por 3 a 0.

Três alemães, os atacantes Nils Petersen e Luca Waldschmidt e também o meia Mike Frantz anotaram os gols da partida.

Na Volkswagen Arena, Wolfsburg e Hoffenheim empataram em 2 a 2, resultado ruim para ambos, que estão brigando para ir a competições continentais. Os Lobos estão no nono posto, enquanto o time do brasileiro Joelinton é o sétimo.

O zagueiro bósnio Ermin Bicakcic, contra, e o atacante alemão Daniel Ginczek marcaram para os anfitriões; e o atacante argelino Ishak Belfodil e o atacante croata Andrej Kramaric balançaram a rede para os visitantes.

O Hertha Berlim, no último jogo deste sábado, superou o Eintracht Frankfurt por 1 a 0, graças a gol do meia sérvio Marko Grujic. O resultado colocou o time da capital na sexta posição, que dá vaga na Liga Europa, e impediu o adversário de entrar no G-4.

Além disso, o Bayer Leverkusen se afastou da zona de rebaixamento ao ganhar do Augsburg por 1 a 0. O gol isolado da partida foi marcado pelo atacante argentino Lucas Alario.

Mais Esporte