Topo

Comissão discute futuro do Mundial de Clubes e criação da Liga das Nações

09/12/2018 16h00

Redação Central, 9 dez (EFE).- Um grupo de trabalho da Fifa realizou neste domingo a primeira reunião de debate sobre as possíveis mudanças no Campeonato Mundial de Clubes e a implementação de uma Liga das Nações global.

De acordo com federação internacional, foi montada uma comissão com representantes das seis confederações continentais e membros da própria entidade, que se encontrou em Paris, na França, com previsão de funcionamento pelos próximos três meses.

O grupo tem a missão de discutir os elementos técnicos e esportivos na remodelação do torneio de clubes, que, atualmente, acontece uma vez por ano, em dezembro, e também na criação da competição de seleções, nos mesmos moldes da desenvolvida pela Uefa.

"O trabalho deste grupo é outro passo importante no processo de consulta para entender o panorama em que serão implementadas estas competições e o impacto que terão", afirmou o croata Zvonimir Boban, atual vice-secretário-geral da Fifa.

Depois disso, deverão ser elaboradas propostas separadas para o Mundial e a Liga das Nações, que serão apresentadas ao Conselho da Fifa, que é o antigo Conselho Executivo da entidade, em sua próxima reunião, no dia 15 de março, em Miami, nos Estados Unidos.

Clubes, jogadores, confederações e ligas nacionais também serão consultados sobre as duas competições.