Topo

Arquiteto espera que estádio desmontável de Doha seja usado em outras Copas

11/12/2018 15h51

Redação Central, 11 dez (EFE).- O arquiteto Mark Fenwick, responsável do design de três dos oito estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2022, no Catar, afirmou nesta terça-feira ter expectativa de que o Ras Abu Aboud Stadium, estrutura totalmente desmontável, seja utilizado em outras edições da competição.

"Me estranha muito que ninguém tenha feito antes um estádio desmontável. Em outros eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres, fizeram instalações desmontáveis, mas, eram provisórias. Nós queríamos algo mais como um circuito, que possa ser utilizado em três, quatro ou cinco Mundiais", afirmou o projetista, durante evento realizado pela Agência Efe, em Madri, na Espanha.

O Ras Abu Aboud Stadium, localizado em Doha, terá estrutura feita a partir de uma série de de blocos modulares, feitos a partir de contêineres reciclados. De acordo com Fenwick, se trata de uma novidade que tem tudo para ser difundida em pouco tempo.

"O país mais rico do mundo faz algo que outros deveriam ter feito, ter um estádio economicamente sustentável. Pode ser levado ao Mundial seguinte, ou, com os blocos, podem ser construídas até 15 instalações diferentes: arenas de tênis, estádios de atletismo, áreas comerciais", explicou o arquiteto.

Além do estádio desmontável, Fenwick também foi responsável pelo Education City Stadium, que terá moderno sistema de refrigeração, e o Al Thumama Stadium, de incomum formato circular, todos localizados em Doha.