Topo

Atlético-PR joga por vitória em casa para ser campeão continental

11/12/2018 15h48

Curitiba, 11 dez (EFE).- Após o empate em 1 a 1 da semana passada em Barranquilla, Atlético-PR e Junior Barranquilla se enfrentarão nesta quarta-feira na Arena da Baixada precisando de uma vitória para conquistar a taça da Copa Sul-Americana, que seria o primeiro título internacional da história dos dois clubes.

Como não há o critério do gol qualificado em finais de torneios da Conmebol, se em Curitiba houver uma nova igualdade, por qualquer placar que seja, haverá prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. Caso alguém vença o jogo, se sagrará campeão.

O Atlético já esteve próximo de um título continental, em 2005, mas teve de se contentar com o vice da Taça Libertadores ao perder para o São Paulo. Na ocasião, empatou em 1 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre, como mandante, e foi goleado por 4 a 0 no Morumbi.

Já o Junior tem como melhor resultado internacional a participação nas semifinais da Libertadores de 1994. Na ocasião, caiu diante do Vélez Sarsfield, que depois viria a bater o Tricolor paulista na decisão para dar a volta olímpica.

Ao contrário do que aconteceu 13 anos e meio atrás, o Furacão desta vez poderá buscar a glória em frente em sua torcida. A Arena da Baixada não tinha a capacidade mínima exigida pela Conmebol para a decisão de 2005, de 40 mil pessoas, mas para esta quarta os 43 mil ingressos colocados à venda já estão esgotados.

Com a torcida e o gramado sintético a seu favor, o time rubro-negro tem sido praticamente imbatível. Sob o comando do técnico Tiago Nunes, foram 18 jogos no local, com 15 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

"Temos consciência da nossa força em casa, mas temos que manter a serenidade porque precisamos de tranquilidade em campo. É um jogo que será resolvido nos detalhes e temos que saber fazer isso", comentou o meia Nikão.

A única dúvida de Tiago Nunes é o atacante Pablo, referência do ataque do Furacão. Autor do gol do campeão paranaense na ida, o camisa 5 deixou o jogo em Barranquilla com dores no tornozelo e pode ter que ser substituído por Rony.

A delegação do Junior chegou ao Paraná depois de ter goleado o Independiente Medellín no jogo de ida da final do Campeonato Colombiano, o que o deixou com a mão na taça.

O técnico Julio Comesaña garantiu que seus comandados estão preparados para qualquer situação na final, inclusive buscar o título nas penalidades. "Ganhamos quando tivemos que decidir nos pênaltis contra o Defensa y Justicia na casa deles, e a mesma coisa contra o Lanús na nossa. Se tivermos que ir para os pênaltis, estamos prontos", garantiu.

O Junior terá duas novidades em Curitiba, já que o lateral esquerdo Gabriel Fuentes e o atacante Teo Gutiérrez, capitão do 'Tiburón', estão de volta depois de terem cumprido suspensão na ida.



Possíveis escalações:

Atlético-PR Santos; Jonathan, Léo Pereira, Thiago Heleno e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González, Raphael Veiga e Nikão; Marcelo Cirino e Pablo (ou Rony). Técnico: Tiago Nunes.

Junior Barranquilla: Viera; Piedrahita, Gómez, Pérez e Fuentes; Cantillo, Narváez, Sánchez e Barrera; Teo Gutiérrez e Díaz. Técnico: Julho Comesaña.

Árbitro: Roberto Tobar (Chile), auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Ríos.

Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba.