Topo

Fifa, Uefa, COI e Roland Garros se unem contra a mudança climática

11/12/2018 11h30

Katowice (Polônia), 11 dez (EFE).- Uefa, Fifa, Roland Garros, Comitê Olímpico Internacional (COI) e os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris, entre outros órgãos, anunciaram nesta terça-feira o compromisso para contribuir para a luta contra o aquecimento global.

Em ato durante a Cúpula do Clima (COP24) na cidade de Katowice, na Polônia, essas organizações se mostraram dispostas a reduzir a zero as emissões líquidas até 2050 e elevar a conscientização sobre o combate à mudança climática.

As organizações, pelas mãos da secretaria da ONU para a Mudança Climática, desenvolveram um programa para reduzir as emissões dos eventos esportivos e também das atividades diárias, além de aproveitar a popularidade do esporte e as paixões que desperta para chamar a atenção sobre esta causa.

"Reconhecemos a necessidade crítica de todos de ajudar a implementar o Acordo de Paris e acelerar a mudança necessária para alcançar a neutralidade em emissões (poluentes) na segunda metade do século", informou em comunicado a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura.

"O COI está orgulhoso de ter liderado a iniciativa Esportes pela Ação Climática", declarou o príncipe Albert II de Mônaco, presidente da Comissão de Sustentabilidade e Legado do COI.

Segundo ele, "o esporte tem uma posição única para dirigir a ação climática global" graças ao seu "alcance mundial", seu "atrativo universal" e o seu "poder para inspirar e influenciar milhões de pessoas".

"Estamos preparados para aproveitar o poder do esporte para apoiar os seus esforços", disse em relação às tentativas dos representantes políticos de 197 países para conseguir avançar na COP24 na luta contra a mudança climática.

A secretária executiva da ONU para a Mudança Climática, Patricia Espinosa, disse acreditar que essas organizações podem "mobilizar a mudança positiva no mundo todo".

Além dos citados, entre os signatários estão Formula E, Federação Internacional de Vela, Copa do Mundo de Ligas de Rúgbi 2021, Liga Mundial de Surfe, Forest Green Rovers, Fukushima United, Kyoto University, Kamakura International, Kyoto University American Football Club, Tokohu Ice Hockey Club e Sano High-School Rugby Club.