Topo

Bicampeão olímpico, esquiador norueguês se aposenta aos 32 anos

12/12/2018 10h38

Copenhague, 12 dez (EFE).- O esquiador cross-country norueguês Petter Northug, bicampeão olímpico e 13 vezes medalhista de ouro em Mundiais, anunciou nesta quarta-feira que decidiu se aposentar, aos 32 anos, devido a problemas físicos.

"Decidi me aposentar como esquiador, o verão e o outono foram cheios de problemas. Tentei ficar em forma para o início da temporada, mas nas últimas semanas sabia que ainda faltava para poder render a este nível", disse em entrevista coletiva na cidade de Trondheim, no norte da Noruega.

Northug acrescentou que não quer gastar "mais energia nem forças" para tentar manter a sua posição de privilégio, quando sente que está "muito atrás" do resto.

No histórico do esquiador se destacam os ouros em 50 quilômetros e sprint por equipes consecutivos nos Jogos de Vancouver, em 2010, nos quais ainda obteve uma prata e um bronze.

Este é o terceiro anúncio de aposentadoria de esquiadores noruegueses neste ano, após Marit Bjorgen e Ole Einar Bjorndalen terem feito o mesmo em abril.