Topo

Liga francesa adia dois jogos do campeonato por questões de segurança

Manifestantes conhecidos como "coletes amarelos" promoveram protestos por toda a França  - FRANCOIS LO PRESTI / AFP
Manifestantes conhecidos como "coletes amarelos" promoveram protestos por toda a França Imagem: FRANCOIS LO PRESTI / AFP

12/12/2018 13h47

A Liga de Futebol Profissional (LFP) da França anunciou nesta quarta-feira (12) o adiamento de duas partidas do Campeonato Francês que ocorreriam no próximo fim de semana. O pedido partiu dos governos regionais por "razões de atualidade e pela alocação das forças da ordem a outras missões."

As autoridades do departamento de Loire-Atlantique pediram o adiamento da partida entre Nantes e Montpellier, que deveria ser realizada no sábado, já que as forças da ordem serão enviadas para cuidar de outros casos.

O mesmo motivo foi alegado pelo governo de Alpes-Maritimes para solicitar o adiamento do duelo entre Nice e Saint-Étienne, inicialmente programado para a noite de sexta-feira. As duas partidas adiadas correspondem à 18ª rodada do Campeonato Francês.

A comissão de competições da LFP definirá em breve uma data para a primeira partida. O segundo jogo tem chances de ser disputado na tarde de domingo.

"Tanto Nice como Saint-Étienne já contam com uma partida atrasada da 17ª rodada, por isso o objetivo é evitar uma sobrecarga do calendário no mês de janeiro ou na segunda parte da temporada", justificou a organização em comunicado.

Na semana passada, seis partidas da competição foram adiadas devido às manifestações dos "coletes amarelos", e serão disputadas nos dias 15 e 16 de janeiro.

O movimento surgiu como protesto contra o aumento de impostos nos combustíveis e depois foi ampliado para a insatisfação com o encarecimento do custo de vida. Estão previstos mais protestos para este sábado.