Topo

Em boa fase, Porto encara Santa Clara pela 13ª rodada do Português

13/12/2018 15h28

Lisboa, 13 dez (EFE).- O Porto visitará neste sábado o Santa Clara, pela 13ª rodada do Campeonato Português, a penúltima realizada em 2018, de olho em manter a boa fase, depois de vitória sobre o Galatasaray que valeu a liderança geral da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ao passar pelo time turco por 3 a 2, em Istambul, os Dragões chegaram aos 16 pontos no grupo D do torneio continental, em que ficou na frente também de Schalke 04 e Lokomotiv Moscou. A marca não foi alcançada neste edição nem mesmo Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City, Real Madrid, entre outros.

O time comandado por Sergio Conceição está na ponta do Português com 30 pontos, dois a mais que o vice-líder, Sporting. Além disso, o Porto aparece a três pontos de distância do Braga, e a quatro do Benfica.

Para o jogo deste sábado, os Dragões têm apenas um desfalque, o atacante camaronês Vincent Aboubakar, que está afastado desde o fim de setembro, devido ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Com isso, o atacante malinês Moussa Marega se tornou o comandante de ataque incontestável da equipe.

O Santa Clara, clube recém-ascendido à elite do futebol português e adversário do Porto neste fim de semana, vem fazendo boa campanha, ao ocupar a nona posição, com 19 pontos. Entre os destaques do time estão o zagueiro César Martins, ex-Flamengo, e o lateral Patrick Vieira, ex-América Mineiro.

O Sporting entrará em campo um dia depois do líder, no domingo, fechando a rodada em duelo com o Nacional, esperando um tropeço do rival para tentar pular para a primeira colocação. Os Leões de Lisboa ainda não conseguiram ocupar a ponta, que já foi de Porto, Braga e Benfica.

Adversário da equipe alviverde, o representante da Ilha da Madeira ocupa o 12º posto, com 13 pontos, apenas três acima da zona de rebaixamento. O elenco, comandado pelo ex-meia português Costinha, tem, entre outros, o zagueiro Felipe, revelado pelo Guarani e que jogou cinco temporadas na Alemanha.

O Braga, que vai atrás da segunda posição novamente, entrará em campo nesta sexta-feira, para receber o Feirense, 16º e antepenúltimo colocado, apostando nos gols do atacante brasileiro Dyego Souza, ex-Palmeiras, vice-artilheiro do campeonato, atrás apenas do holandês Bas Dost, do Sporting.

Já o Benfica visitará neste domingo o Marítimo, que está em 13º, depois de se despedir da Liga dos Campeões com vitória sobre o AEK Atenas por 1 a 0. O time grego foi a única vítima dos Encarnados, que ficou atrás de Bayern de Munique e Ajax.



Programação da 13ª rodada do Campeonato Português:.



Sexta-feira.

Portimonense - Vitória de Setúbal.

Braga - Feirense.

Sábado.

Boavista - Tondela.

Chaves - Moreirense.

Desportivo Aves - Vitória de Guimarães.

Santa Clara - Porto.

Domingo.

Rio Ave - Belenenses.

Marítimo - Benfica.

Sporting - Nacional.