Topo

Real Madrid encarará Rayo Vallecano no último jogo pelo Espanhol em 2018

13/12/2018 11h39

Madri, 13 dez (EFE).- O Real Madrid fará neste sábado, contra o Rayo Vallecano, no estádio Santiago Bernabéu, o último jogo em 2018 pelo Campeonato Espanhol, já que estreará na próxima semana no Campeonato Mundial de Clubes, em 16ª rodada que terá o Barcelona visitando ao Levante.

Os 'Merengues' seguem em temporada conturbada, antes do embarque para os Emirados Árabes, onde tentarão conquistar pelo terceiro ano seguido o torneio organizado pela Fifa. Na última quarta-feira, sem muitos titulares em campo, é verdade, o time perdeu para o CSKA Moscou por 3 a 0, em casa, pela Liga dos Campeões.

O resultado derrubou uma invencibilidade de nove anos do Real como mandante na 'Champions', além de ter sido o pior sofrido pela equipe no Bernabéu. Isso, aliado a campanha irregular no Espanhol, com a quarta colocação, com 26 pontos, tem gerado muitas críticas ao elenco.

"Quando você é vaiado fica claro que algo tem que mudar e a torcida tem total direito de vaiar. Estamos doídos, mas somos uma equipe e vamos trabalhar para isso não ocorrer mais", afirmou o lateral-esquerdo Marcelo, pouco depois da derrota para o CSKA.

Depois do jogo deste sábado no Bernabéu, a delegação do Real embarca para os Emirados Árabes. Na quarta-feira, a equipe estreará no Mundial de Clubes encarando o vencedor do jogo entre o Kashima Antlers, do Japão, e o Chivas Guadalajara, do México.

Último adversário "caseiro" dos campeões europeus em 2018, o Rayo Vallecano é o vice-lanterna do Espanhol, com apenas dez pontos conquistados. O "primo pobre" da capital do país conquistou apenas duas vitórias, em 15 compromissos realizados na competição.

Líder isolado, agora com três pontos de frente, o Barcelona visitará neste domingo o Levante, com uma incomum folga, depois de alternar posições com o Sevilla e sempre se manter a uma distância curta dos principais concorrentes.

No último fim de semana, os 'Blaugranas' levaram a melhor no clássico catalão com o Espanyol por 4 a 0, com isso, chegaram aos 31 pontos, contra 28 de Sevilla e Atlético de Madrid. Esta foi a segunda vitória seguida da equipe, que chegou a ficar quatro partidas sem ganhar.

O jogo com o Levante, sexto na tabela, com 22 pontos, marcará o retorno de diversos titulares, poupados no empate com o Tottenham em 1 a 1, no estádio Camp Nou, pela Liga dos Campeões. O atacante argentino Lionel Messi será um dos que voltarão ao 11 inicial.

Principais perseguidores do Barcelona no momento, o Sevilla entrará em campo no domingo, para receber o Girona, já o Atlético atuará no sábado, em seus domínios, o Valladolid. Como entrarão em campo antes do time comandado por Ernesto Valverde, ao menos, momentaneamente, os dois poderão colocar pressão no líder.

A missão mais complicada, no papel, é a da equipe da Andaluzia, que duelará com o nono colocado da tabela, que já surpreendeu na competição, arrancando empates com Barça e Atleti, e vencido o Valencia, no estádio Mestalla.

O adversário do time comandado pelo argentino Diego Simeone e que tem o ex-atacante Ronaldo como dano, por sua vez, é o 12ª no campeonato. A equipe teve bons momentos na temporada, chegou a integrar a zona de classificação continental e venceu caro derrotas para Real e para os 'Blaugranas'.

Maior surpresa da competição até o momento, o Alavés, quinto na tabela, será um dos protagonistas do último jogo da 16ª rodada. A equipe do zagueiro Rodrigo Ely receberá o Athletic Bilbao, que atravessa grave crise e está na antepenúltima posição.



Programa da 16ª rodada do Campeonato Espanhol:.



Sexta-feira.

Celta de Vigo - Leganés.

Sábado.

Getafe - Real Sociedad.

Valladolid - Atlético de Madrid.

Real Madrid - Rayo Vallecano.

Eibar - Valencia.

Domingo.

Sevilla - Girona.

Espanyol - Betis.

Huesca - Villarreal.

Levante - Barcelona.

Segunda-feira.

Alavés - Athletic Bilbao.