Topo

Classificados na Champions, United e Liverpool disputam clássico pelo Inglês

14/12/2018 17h30

Londres, 14 dez (EFE).- Depois de ter se classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões com uma dura vitória sobre o Napoli, o Liverpool colocará a liderança do Campeonato Inglês e o bom momento na temporada em xeque no próximo domingo, no estádio Anfield Road, em clássico contra o Manchester United, também presente entre os 16 melhores do continente.

Antes do confronto entre os dois maiores campeões ingleses, os 'Reds' vivem momento melhor. A equipe do técnico Jürgen Klopp lidera a Premier League, com 42 pontos, um a mais que o segundo colocado, o Manchester City, e ganhou moral ao fechar a fase de grupos da Champions com um triunfo, depois de ter ficado ameaçado de eliminação.

Já os 'Diabos Vermelhos', dono de 20 títulos ingleses, dois a mais que o rival, vivem situação oposta. O time de José Mourinho vem apenas na sexta posição do campeonato nacional, com 26 pontos, e, embora tenha se classificado por antecipação na Liga dos Campeões, perdeu para o Valencia por 2 a 1, na última rodada do grupo H.

Jürgen Klopp tem problemas na defesa para montar o Liverpool para o clássico. Alexander-Arnold, Matip e Gomez estão fora do jogo, e o treinador alemão terá apenas dois zagueiros de ofício à disposição, Van Dijk e Lovren. Por outro lado, o goleiro Alisson, que vive grande fase e foi bastante elogiado pela atuação contra o Napoli, tem presença confirmada.

Já José Mourinho tem o desfalque dos zagueiros Lindelöf e Smalling, dos laterais Shaw e Darmian e do atacante Sánchez, além do jovem Dalot, que vinha sendo aproveitado na lateral direita.

Derrotado pelo Chelsea no último sábado, o que o fez deixar a liderança, o Manchester City buscará a recuperação uma semana depois enfrentando o Everton, sétimo colocado, no Etihad Stadium.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o técnico dos 'Citizens', Josep Guadiola, fez vários elogios ao adversário, especialmente ao atacante Richarlison, grande nome dos 'Toffees' nesta primeira metade de temporada.

"Richarlison foi muito bem em sua primeira temporada, no Watford. Depois, (o técnico) Marco Silva veio e o levou para o Everton. É um jogador top. Rápido, que provoca muitas faltas. Ele sabe jogar pela direita e pela esquerda, e é forte pelo alto. Foi por isso que tiveram que pagar caro por ele", declarou o espanhol.

Classificado para as oitavas da Champions, assim como Liverpool, United e City, além do Chelsea, o Tottenham vem em terceiro lugar no Inglês, com 36 pontos, e receberá o Burnley no sábado. Já os 'Blues', em quarto, com 34, visitará o Brighton no domingo.

Também com 34, mas na quinta colocação devido ao saldo de gols, o Arsenal também jogarão no domingo, contra o Southampton, no campo do adversário. Os 'Gunners' são outro representante da Inglaterra vivo em um torneio continental, já que se classificou para a fase de 16 avos de final da Liga Europa, da qual é o atual vice-campeão.



Programação da 17ª rodada do Campeonato Inglês:.



Sábado.

Manchester City - Everton.

Crystal Palace - Leicester.

Huddersfield - Newcastle.

Tottenham - Burnley.

Watford - Cardiff.

Wolverhampton - Bournemouth.

Fulham - West Ham.

Domingo.

Brighton - Chelsea.

Southampton - Arsenal.

Liverpool - Manchester United.