Topo

Juve encara freguês Torino em clássico pela 16ª rodada do Italiano

14/12/2018 14h48

Roma, 14 dez (EFE).- Em uma caminhada que, ao menos por enquanto, está sendo feita a passos largos rumo ao octocampeonato italiano, a Juventus disputará neste sábado o clássico de Turim contra o Torino, rival para o qual perdeu apenas uma vez neste século, em jogo válido pela 16ª rodada.

A 'Velha Senhora' vem de derrota para o Young Boys, o que, no entanto, não a impediu de se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões na primeira posição do grupo H. O time 'bianconero' espera agora o sorteio da próxima segunda-feira pra saber o próximo resultado.

No Italiano, a situação também é tranquila. A Juve acumula 14 vitórias e um empate e lidera com 43 pontos, oito a mais que o segundo colocado, o Napoli. Já o Torino vem oscilando e venceu apenas um dos últimos quatro jogos, mas aparece na zona de classificação para a Liga Europa, em sexto lugar, com 22 pontos.

Os números do clássico favorecem amplamente a 'Velha Senhora', que nos últimos 23 anos perdeu para o 'Toro' apenas uma vez, em 2015, no Estádio Olímpico, palco do duelo deste sábado. Foram 25 partidas no período, com 19 vitórias da Juventus e cinco empates.

O time grená terá os principais jogadores à disposição, enquanto os 'Bianconeri' terá alguns desfalques importantes. O lateral-direito Cancelo, o zagueiro Barzagli, o volante Khedira e o meia Cuadrado estão machucados, enquanto o também meio-campista Bentancur cumprirá suspensão.

Quem aguarda a partida ansiosamente é Cristiano Ronaldo. Competitivo, o craque português passou os dois últimos jogos em branco, contra o Young Boys e a Inter de Milão, e não é artilheiro da Champions nem do Italiano. No campeonato nacional, tem dez gols, um a menos que Piatek, do Genoa.

Na luta para não ficar ainda mais distante da Juventus, o Napoli visitará o Cagliari no próximo domingo e tentará se recuperar da eliminação da Liga dos Campeões. Integrante do grupo C, tido como o mais difícil, a equipe de Carlo Ancelotti dependia de um empate na Inglaterra, mas perdeu para o Liverpool por 1 a 0 e ficou atrás dos 'Reds' e do Paris Saint-Germain, tendo que se contentar com uma vaga na Liga Europa.

Outra que lamenta a queda na Champions é a Inter de Milão, eliminada porque não passou de um empate com o PSV Eindhoven em 1 a 1 no San Siro. O time 'nerazzurro' é terceiro colocado no Italiano, com 29 pontos, e abrirá a 16ª rodada medindo forças com a Udinese, 17ª, novamente em casa.

Mais triste ainda estão os torcedores do Milan, que deixou a Liga Europa de maneira melancólica. O heptacampeão europeu podia até ter perdido para o Olympiacos por um gol de diferença na Grécia, mas foi derrotado por 3 a 1 e deu adeus.

No Italiano, ao menos, a situação é melhor. O time dirigido por Gennaro Gattuso está na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, na quarta posição, com 26 pontos, e fechará a rodada na próxima terça, em visita ao Bologna.



Programação da 16ª rodada do Campeonato Italiano:.



Sábado.

Inter de Milão - Udinese.

Torino - Juventus.

Domingo.

Spal - Chievo.

Fiorentina - Empoli.

Frosinone - Sassuolo.

Sampdoria - Parma.

Cagliari - Napoli.

Roma - Genoa.

Segunda-feira.

Atalanta - Lazio.

Terça-feira.

Bologna - Milan.