Topo

Calendário da Copa América é definido pela Conmebol e comitê organizador

18/12/2018 11h39

Redação Central, 18 dez (EFE).- A Conmebol e o comitê organizador local da Copa América anunciaram nesta terça-feira o calendário da competição, com o número de jogos de cada estádio, além do roteiro que a seleção brasileira irá percorrer na fase de grupos, que terá pontapé inicial no dia 14 de junho do ano que vem.

Os pentacampeões mundiais, como anfitriões, obrigatoriamente, estarão no grupo A, fazendo o jogo de abertura no Morumbi, em São Paulo. Em seguida, em 18 de junho, atuarão na Fonte Nova, em Salvador, para se despedirem quatro dias depois, na Arena Corinthians, também na capital paulista.

Caso se classifique em primeiro lugar do grupo A, o Brasil disputará as quartas de final no dia 27, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Na sequência, saindo vencedor do confronto, a seleçãojogará a semifinal em 2 de julho, no Mineirão, em Belo Horizonte.

A decisão está marcada para 7 de julho do próximo ano, às 17h (de Brasília), no Maracanã. Seguindo esse caminho, os comandados por Tite terão atuado em todos os estádios escolhidos para a competição.

O palco das finais da Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014, sediará cinco jogos, assim como Fonte de Nova, Arena do Grêmio e Mineirão. Morumbi e Arena Corinthians, por sua vez, receberão três partidas, cada um.

Além disso, a Conmebol e o comitê local reafirmaram a decisão do Conselho da entidade continental, tomada em 23 de novembro, de que o ranking da Fifa será utilizado para definir os quatro potes do sorteio da Copa América, que acontecerá no dia 20 de janeiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.



Confira a relação de jogos por estádio utilizado na Copa América:.



Mineirão (Belo Horizonte):.

- 4 jogos da fase de grupos: 16, 19, 22 e 24 de junho.

- semifinal: 2 de julho.



Arena do Grêmio (Porto Alegre):.

- 3 jogos da fase de grupos: 15, 20 e 23 de junho.

- quartas de final: 27 de junho.

- semifinal: 3 de julho.



Maracanã (Rio de Janeiro):.

- 3 jogos da fase de grupos: 16, 18 e 24 de junho.

- quartas de final: 28 de junho.

- final: 7 de julho.



Fonte Nova (Salvador):.

- 4 jogos da fase de grupos: 15, 18, 21 e 23 de junho.

- quartas de final: 29 de junho.



Morumbi (São Paulo):.

- 3 jogos da fase de grupos: 14 (abertura), 17 e 19 de junho.



Arena Corinthians (São Paulo):.

- 1 jogo da fase de grupos: 22 de junho.

- quartas de final: 28 de junho.

- decisão do 3º lugar: 06 de julho.