Topo

Manchester United anuncia norueguês Solskjaer como treinador interino

19/12/2018 09h47

Londres, 19 dez (EFE).- O Manchester United anunciou nesta quarta-feira o norueguês Ole Gunnar Solskjaer como treinador interino da equipe para o restante da temporada, após a demissão de José Mourinho.

O clube inglês decidiu na terça-feira rescindir o contrato com o técnico português após as más atuações da equipe desde o começo desta temporada.

Mourinho, de 55 anos, conquistou uma Liga Europa e uma Supercopa da Iglaterra em sua primeira temporada com o time (2016/2017), mas na segunda temporada não conquistou nenhum título, sendo apenas vice-campeão do Campeonato Inglês.

"O Manchester United está no meu coração e é magnífico poder voltar aqui como treinador. Desejo trabalhar com a talentosa equipe que temos, com o elenco e todos no clube", declarou Solskjaer ao site do clube, no qual atuou como jogador durante 11 temporadas (1996-2007).

O até agora técnico do Molde (Noruega), de 45 anos, terá como auxiliares Mike Phelan, Kieran McKenna e o também ex-jogador do United Michael Carrick.

"Ole é uma lenda do clube com enorme experiência, tanto sobre o campo como no papel de treinador. Sua história no Manchester United significa que vive e respira a cultura desta equipe e estamos todos encantados em tê-lo", disse o vice-presidente da entidade, Ed Woodward.

O primeiro teste para Solskjaer será a partida de sábado diante do Cardiff City (Campeonato Inglês), clube que dirigiu entre janeiro e setembro de 2014 e com o qual só venceu nove dos 30 confrontos disputados durante esse período.

Como jogador de United, o ex-atacante norueguês conquistou seis títulos do Campeonato Inglês e anotou 126 gols em 366 partidas, um deles na final da Liga dos Campeões que o time, treinado então por Alex Ferguson, ganhou do Bayern de Munique.

Após o anúncio da aposentadoria, treinou a equipe sub-23 do Manchester United durante quatro temporadas, de onde saiu para treinar o Molde, clube com o qual conquistou dois títulos.

Neste sentido, o técnico interino do United voltará a esse clube norueguês em maio, quando Old Trafford espera já contar com seu futuro treinador.

"Estamos encantados de poder ceder Ole Gunnar. Desejamos aos dois os maiores sucessos", afirmou em comunicado o diretor-executivo do Molde, Oystein Neerland. EFE