Topo

Cada vez mais folgado, Porto visita Sporting pela última rodada do turno

09/01/2019 15h01

(Corrige quarto parágrafo).

Lisboa, 9 jan (EFE).- O Porto encerrará a participação no primeiro turno do Campeonato Português, em visita neste sábado ao Sporting, em partida que poderá ampliar ainda mais a vantagem na liderança, que já chegou a seis pontos do segundo colocado, atualmente, o Braga.

Há menos de uma semana, Dragões e Leões ocupavam as duas primeiras posições, separados por cinco pontos, o que poderia até provocar um confronto direto pela ponta, mas, enquanto os comandados por Sérgio Conceição venceram o Nacional, em casa, a equipe do técnico holandês Marcel Keizer caiu diante o Tondela, fora.

O Porto aparece na primeira colocação, com 42 pontos, e vem até se reforçando para o restante da temporada. O clube oficializou nesta terça-feira a contratação do zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe, que estava sem clube desde a saída do Besiktas, da Turquia, no fim do ano passado.

O veterano, no entanto, encontrará concorrência forte, já que Éder Militão foi eleito o melhor defensor de dezembro no Português, e Felipe vem sendo titular nas últimas temporadas. No primeiro treino depois da chegada do ex-Real Madrid, a dúvida sobre a escalação não foi dissipada.

A certeza é que o meia brasileiro Otávio, o volante português Bruno Costa e o atacante camaronês Vincent Aboubakar não atuarão no clássico, pois, estão lesionados.

O Sporting, com o resultado em Tondela, caiu da segunda para a quarta colocação na tabela, com 34 pontos. Curiosamente, foi a mesma situação vivida pelo Benfica uma rodada antes, quando era vice-líder, perdeu para o Portimonense e desceu dois postos.

Para o clássico que mandará no estádio José Alvalade, a grande novidade dos Leões será o retorno do atacante holandês Bas Dost, segundo na tabela de artilheiros da competição, com dez gols, um a menos que o brasileiro Dyego Souza, do Braga. O goleador se recuperou de traumatismo craniano, sofrido no jogo com o Belenenses.

De maneira atípica, a 17ª rodada do Português será aberta nesta quinta-feira, com o Braga procurando colocar pressão no Porto, o que aconteceria em caso de vitória sobre o Portimonense, fora de casa, o que reduziria provisoriamente a diferença para o líder para três pontos.

O clube arsenalista, no entanto, além da luta para encostar nos Dragões, terá uma outra preocupação, ao menos, durante janeiro, devido ao assédio do Benfica a Dyego Souza, jogador de 29 anos, que passou pela base do Palmeiras e chegou ao futebol português em 2010.

O Portimonense, por sua vez, tentará se reabilitar de derrota para o Marítimo, fora de casa, na rodada passada. O resultado impediu que a equipe do atacante colombiano Jackson Martínez saltasse para a sexta posição na tabela.

O Benfica, que conquistou heróica vitória sobre o Rio Ave por 4 a 2, após levar dois gols no início da partida, terá pela frente nesta sexta-feira o Santa Clara. O adversário dos Encarnados é nono colocado e atuará dentro de seus domínios.

Para o jogo, a expectativa é a do retorno do atacante Jonas, que foi expulso durante o duelo com o Portimonense.

A rodada ainda terá como um dos destaques o encontro entre Vitória de Guimarães e Moreirense, sétimo e quinto colocados, respectivamente, nesta sexta-feira. As duas equipes lutam para se manter próximas da zona de classificação continental.

Programação da 17ª rodada do Campeonato Português:.

Quinta-feira.

Portimonense - Braga.

Sexta-feira.

Santa Clara - Benfica.

Desportivo Aves - Feirense.

Vitóira de Guimarães - Moreirense.

Sábado.

Sporting - Porto.

Boavista - Marítimo.

Domingo.

Nacional - Belenenses.

Cheves - Tondela.

Rio Ave - Vitória de Setúbal. EFE