Topo

Campeão de inverno, Barça pega Eibar de olho em aumentar vantagem no Espanhol

10/01/2019 12h14

Madri, 10 jan (EFE).- Dono do simbólico título de campeão de inverno do Campeonato Espanhol por antecipação, o Barcelona receberá neste domingo o Eibar, de olho em ampliar ainda mais a vantagem na liderança, que agora é de cinco pontos para o Atlético de Madrid, que jogará no mesmo dia, em seus domínios, com o Levante.

O time catalão vem de vitória sobre o Getafe por 2 a 1, resultado que o levou aos 40 pontos na tabela, cinco a mais que os 'Colchoneros', que empataram fora de casa com o Sevilla em um gol. A equipe da Andaluzia, por sua vez, foi a 33 pontos e ficou ainda mais longe da ponta da competiçao.

A vantagem aberta no fim da 18ª rodada, garantiu ao Barça o título de inverno, referente ao primeiro colocado ao término do turno, que não tem qualquer peso no campeonato. A folga na tabela, no entanto, em uma disputa de pontos corridos é um bom sinal para os comandados por Ernesto Valverde.

A grande interrogação, atualmente, nos 'Blaugranas' é quanto a utilização de Philippe Coutinho, que perdeu posição no time titular para o atacante francês Ousmane Dembélé. Na vitória sobre o Getafe, o ex-Vasco entrou em campo apenas aos 39 minutos do segundo tempo.

O Eibar, próximo adversário do Barça, que conta com o atacante Charles, ex-Santos e Tuna Luso, começou bem a competição, flertou com a zona de classificação para torneios continentais e agora ocupa a 13ª posição no Espanhol, com 22 pontos.

Principal perseguidor do líder, o Atlético de Madrid terá pela frente o Levante ainda com muitos problemas no sistema defensivo, já que o francês Lucas Hernández e o lateral-esquerdo brasileiro Filipe Luís seguem entregues ao departamento médico, assim como o atacante naturalizado espanhol Diego Costa.

Próximo adversário dos 'Colchoneros', a equipe valenciana segue flertando com as competições continentais. Os comandados por Paco López estão no décimo lugar do Espanhol, com 23 pontos, apenas três a menos que o Betis, que ocupa o sexto posto.

O Real Madrid, por sua vez, tentará estancar a crise no campeonato, já que vem de derrota para a Real Sociedad por 2 a 0, em pleno Santiago Bernabéu, o que jogou a equipe para a quinta colocação, com 30 pontos, inclusive, atrás do modesto Alavés.

O time do técnico Santiago Solari, que não terá o goleiro belga Thibaut Courtois, vetado por lesão, enfrentará o Betis, neste domingo, fora de seus domínios. O meia alemão Toni Kroos, o meia-atacante galês Gareth Bale, o volante Marcos Llorente e o atacante Marco Asensio são outros desfalques certos.

O Sevilla, terceiro colocado, visitará neste domingo Athletic Bilbao, reeditando duelo pelas oitavas de final da Copa do Rei. A equipe basca vem tentando se afastar da zona de rebaixamento, já que é o 17º colocado, com 19 pontos, dois a mais que o Villarreal, antepenúltimo.

O Alavés, que voltou ao G-4 na rodada passada, ao bater o Valencia por 2 a 1 e chegou a marca de 31 pontos, nove a menos que o Barcelona, visitará neste sábado o Girona. A modesta equipe catalã, do meia Douglas, ex-Vasco, ocupa a nona posição, com 23 pontos.

A rodada será aberta nesta sexta-feira, com o Rayo Vallecano, 19º e penúltimo colocado, recebendo o Celta de Vigo, que está cinco postos acima. No sábado, o Getafe, que está sem sétimo, visitará o ameaçado Villarreal. No mesmo dia, o Valencia encarará em seus domínios o Valladolid, e o Leganés pegará o Huesca.

Na segunda-feira, a Real Sociedad, que ocupa o 11º posto, com 22 pontos, jogará em seus domínios, com o Espanyol, que aparece três lugares acima, com dois pontos a mais.

Programação da 19ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Sexta-feira.

Rayo Vallecano - Celta de Vigo.

Sábado.

Leganés - Huesca.

Valencia - Valladolid.

Girona - Alavés.

Villarreal - Getafe.

Domingo.

Atlético de Madrid - Levante.

Athletic Bilbao - Sevilla.

Barcelona - Eibar.

Real Betis - Real Madrid

Segunda-feira.

Real Sociedad - Espanyol. EFE