Topo

Sorteio define confrontos da 1ª fase do Aberto da Austrália

10/01/2019 08h35

Melbourne (Austrália), 10 jan (EFE).- O sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de chave do Aberto da Austrália, estreará contra um jogador procedente da fase prévia, enquanto o espanhol Rafael Nadal, segundo favorito, enfrentará o australiano James Duckworth, número 238 do mundo e que entrou a convite.

O suíço Roger Federer, terceiro favorito, jogará na primeira fase contra o uzbeque Denis Istomin, 99º do ranking da ATP, segundo o sorteio realizado nesta quinta-feira, com o próprio Federer e a dinamarquesa Caroline Wozniacki como anfitriões.

Na chave de Djokovic, que busca o sétimo título do torneio, estão o canadense Denis Shapovalov (25º), o russo Daniil Medvedev (15º) (em possível confronto nas oitavas de final) e o japonês Kei Nishikori (9) (a quem pode enfrentar nas quartas).

Passando, Nadal pode ter pela frente o australiano Alex De Minaur (26º), o argentino Diego Schwartzman (18º) ou o britânico Kyle Edmund (13º) em hipotéticas oitavas. Mais adiante, pode enfrentar Federer, rival contra o qual perdeu na final do mesmo torneio em 2017, ou o croata Marin Cilic (6º).

A respeito das grandes baixas desta edição, o argentino Juan Martín Del Potro, quinto melhor do mundo, é a principal ausência do quadro depois de anunciar a indisponibilidade para o primeiro Grand Slam do ano por causa de uma fratura sofrida em outubro.

Na categoria feminina, a romena Simona Halep, primeira cabeça de chave, estreará contra a estoniana Kaia Kanepi, que ocupa a 70ª posição no ranking da WTA.

Halep só conseguirá somar pontos caso conquiste o título, já que na edição passada perdeu no final para a dinamarquesa e terceira cabeça de chave Caroline Wozniacki, que estreará contra a belga Alison Van Uytvanck. Caso supere as duas primeiras rodadas, Halep pode ter como adversária a russa Maria Sharapova (30ª).

A americana Serena Williams, que conta com sete títulos neste Grand Slam, volta após a ausência na edição passada. A jogadora da Flórida, que partirá como cabeça de chave número 16, enfrentará a alemã Tatjana Maria.

Simona Halep está na mesma chave que a espanhola Garbiñe Muguruza (18ª), a belga Elise Mertens (12ª) e a ucraniana Elina Svitolina (6ª), assim como com a espanhola Carla Suárez (23ª) e Williams.

Na outra chave, a alemã Angelique Kerber, segunda favorita do torneio, enfrentará na estreia a eslovena Polona Hercog. Outros nomes da chave são Wozniacki, a americana Sloane Stephens (5ª), rival da compatriota Taylor Townsend, e a tcheca Petra Kvitova, oitava cabeça de chave, que jogará contra a eslovaca Magdalena Rybarikova. EFE