Topo

Diretoria do América de Cali volta a incluir diabo no escudo do clube

11/01/2019 19h08

Bogotá, 11 jan (EFE).- Um dia depois da polêmica na Colômbia e da ira da maioria dos torcedores do América de Cali, os dirigentes do clube voltaram atrás e incluíram novamente o diabo no escudo do time.

O emblemático diabo e seu tridente, há 40 anos o escudo do América de Cali, já tinham desaparecido do novo uniforme que o time usará nos primeiros meses da temporada.

"O escudo 'Edição Especial' será exclusivo do uniforme", explica um anúncio do clube.

O novo desenho causou polêmica ontem ao substituir o diabo vermelho que aparecia no centro do escudo por uma letra A e o número 1927, ano da fundação da instituição.

A hashtag "#ElDiabloNoSeToca" foi uma das mais mencionadas na Colômbia no Twitter, onde os torcedores mostraram sua insatisfação com o novo escudo, já que um dos nomes pelos quais a equipe é conhecida é justamente o de "Diabos Vermelhos".

Em 2008, o clube retirou o tradicional diabo de seu escudo por duas temporadas, uma decisão também atribuída à empresa de material esportivo que fornece os uniformes.

Anthony de Ávila, maior artilheiro da história do América de Cali, jogou a final da Taça Libertadores de 1996 contra o River Plate com o diabo vermelho do escudo coberto para, segundo explicou, não ofender suas convicções cristãs. EFE