Topo

Com perseguição ao Porto, returno do Português começa nesta sexta

17/01/2019 18h14

Lisboa, 17 jan (EFE).- A 18ª rodada do Campeonato Português, a primeira do segundo turno, começará nesta sexta-feira com partidas dos três primeiros colocados e uma perseguição ao Porto, que tem cinco pontos de vantagem no topo da tabela e caminha firme rumo ao bi.

Os 'Dragões' demonstraram sua supremacia na primeira metade da temporada com 14 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, chegando a 43 pontos, e nesta sexta enfrentarão o penúltimo colocado, o Chaves. Além disso, na Liga dos Campeões, o time dirigido por Sergio Conceição foi o único representante de Portugal a passar para as oitavas de final, em que medirá forças com a Roma.

No compromisso no Estádio Municipal Manuel Branco Teixeira, Conceição terá uma série de desfalques, entre eles o lateral-direito Maxi Pereira, o volante Danilo, o meia Otávio e o atacante Aboubakar, todos machucados.

Por outro lado, há a expectativa de que o zagueiro Pepe dispute um jogo pelo Português pela primeira vez desde 2004. Ele reestreou pelo Porto na última terça, na vitória sobre o Leixões, pela Taça de Portugal.

Os donos da casa, por sua vez, tiveram uma baixa importante, o meia Stephen Eustáquio, que se transferiu para o Cruz Azul, vice-campeão mexicano.

Com cinco pontos a menos que o Porto, o Benfica, segundo colocado, também jogará nesta sexta, no estádio Dom Afonso Henriques, contra o Vitória de Guimarães, dono da quinta posição, com 28 pontos. O time mandante fecha a zona de classificação para a Liga Europa e se defende das investidas de Belenenses, sexto, e Moreirense, sétimo, que também têm 28.

O terceiro colocado é o Braga, que soma 37 pontos e também jogará nesta, enfrentando o Nacional, 12º. O time do técnico Abel quer manter o bom retrospecto contra concorrentes de menor escalção - até agora, foi derrotado apenas por Porto e Benfica.

Dois pontos atrás, em quarto lugar, aparece o Sporting, que no sábado jogará contra o Moreirense no estádio José Alvalade. Nesta quarta, os 'Leões' se classificaram para as semifinais da Taça ao baterem o Feirense, com o direito a um bonito gol do volante Wendel, ex-Fluminense.

Programação da 18ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Nacional - Braga.

Chaves - Porto.

Vitória de Guimarães - Benfica.

Sábado.

Belenenses - Tondela.

Sporting - Moreirense.

Santa Clara - Marítimo.

Domingo.

Desportivo Aves - Vitória de Setúbal.

Boavista - Portimonense.

Rio Ave - Feirense. EFE