Topo

Atual bicampeão, Federer sofre virada contra grego e dá adeus na Austrália

20/01/2019 13h59

Melbourne (Austrália), 20 jan (EFE).- O suíço Roger Federer, hexacampeão do Aberto da Austrália e vencedor das duas últimas edições, foi eliminado do torneio neste domingo com uma derrota para o grego Stefanos Tsitsipas de virada nas oitavas de final.

Tsitsipas, 14º cabeça de chave, bateu Federer, terceiro favorito, por 3 sets a 1, com parciais de 6-7(11), 7-6(3), 7-5 e 7-6(5), em três horas e 45 minutos, e se tornou o primeiro tenista da Grécia a chegar às quartas de final de um Grand Slam.

Empurrado por vários torcedores gregos presentes na Rod Laver Arena, o jovem de 20 anos, derrotado pelo suíço há três semanas pela Copa Hopman, perdeu o primeiro set em um longo tie-break, mas não se deixou abater e buscou a virada.

Já Federer, além da eliminação precoce em si, tem outro motivo para lamentar: a queda no ranking que sofrerá no próximo dia 28. O dono de 20 títulos de Grand Slams sairá da terceira para, pelo menos, a sexta colocação da lista da ATP.

Na luta para se colocar entre os quatro melhores em Melbourne, Tsitsipas enfrentará outro estreante em quartas de 'Majors', o espanhol Roberto Bautista Agut, que eliminou o outro finalista do ano passado, o croata Marin Cilic.

Bautista Agut, que vem da conquista do título do ATP 250 de Doha, chegou a nove partidas de invencibilidade no ano ao bater o cabeça de chave número 6 também em cinco sets, com 6-7(6), 6-3, 6-2, 4-6 e 6-4. EFE