Topo

Órgão britânico não acredita em caixa-preta presente em avião de jogador

23/01/2019 12h30

Londres, 23 jan (EFE).- A Autoridade de Aviação Civil da Grã-Bretanha (CAA, na sigla em inglês), divulgou nesta quarta-feira que, provavelmente, não havia caixa-preta na aeronave que levava o atacante argentino Emiliano Sala de Nantes, na França, para Cardiff, no País de Gales.

Hoje, os serviços de resgate da ilha de Guernsey, localizada na parte britânica do Canal da Mancha, reiniciaram os trabalhos de busca na região, com a utilização de dois aviões.

"Procurarão em uma área específica, onde acreditamos haver mais possibilidade de encontrar algo, baseados em uma revisão das correntes e o momento desde que houve o desaparecimento", divulgou hoje a polícia de Guernsey, em postagem no Twitter.

De acordo com a CAA, as caixas-pretas, que registram dados de voo e conversas da cabine, são obrigatórias em aviões comerciais, mas, não em aparelhos leves, como o que Sala viajava, um Piper PA-46 Malibu, devido ao peso da peça.

Na Europa, é requerido que as aeronaves desse porte levem um transmissor de emergência, para ajudar nas operações de busca e resgate, segundo a mesma fonte.

O Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB, na sigla em inglês), informou que está apurando as informações sobre o desaparecimento do avião, que foi registrado nos Estados Unidos. O trabalho é conjunto com órgãos americano, francês e argentino.

"Vamos reunir todas as provas disponíveis para fazer uma investigação exaustiva", afirmou um porta-voz do AAIB.

Sala, de 28 anos, e o piloto do pequeno avião iam de Nantes para Cardiff na noite de segunda-feira (hora local), quando houve a perda da comunicação, no momento em que sobrevoavam o Canal da Mancha.

As equipes de buscam atuam com quatro hipóteses, de que o avião tenha aterrissado em algum lugar, e que os dois ocupantes não tenham feito contato; que houve pouso na água; que ambos tenham sido resgatados, sem ter dado notícias ainda; tenha havido aterrissagem na água e Sala e o piloto estejam em um bote; ou que a aeronave tenha caído na água. EFE