Topo

Bahia encara adversário desfalcado na estreia na Sul-Americana

06/02/2019 17h52

Salvador, 6 fev (EFE).- Eliminado nas quartas de final no ano passado pelo Athletico Paranaense, que viria a ficar com o título, o Bahia estreará na Copa Sul-Americana deste ano contra o Liverpool-URU, equipe que entrará em campo desfalcada na Arena Fonte Nova.

As lembranças da última Sul-Americana são agridoces para o torcedor do Tricolor de Aço. Foi a primeira vez que o time chegou às quartas de final de um torneio continental desde a Taça Libertadores de 1989, mas ficou o "gostinho de quero mais" com a queda nos pênaltis na Arena da Baixada.

Neste ano, a equipe do técnico Enderson Moreira sonha ir mais longe, mas para isso precisa administrar bem o calendário, já que disputa quatro competições ao mesmo tempo neste começo de ano. O time começou bem na Copa do Nordeste, com uma vitória e dois empates, o que o deixa na vice-liderança de sua chave, e iniciará a caminhada na Copa do Brasil na quinta-feira da semana que vem, no Acre, contra o Rio Branco.

As dificuldades vêm aparecendo no Campeonato Baiano, em que o Bahia vem usando poucos titulares e está fora da zona de classificação na primeira fase, em quinto lugar - apenas os quatro primeiros avançam.

Tamanho é o conflito de datas que o Tricolor entrará em campo ainda nesta quarta pelo estadual, em visita ao Atlético em Alagoinhas. A equipe terá apenas reservas e será comandada pelo auxiliar Cláudio Prates, enquanto Enderson Moreira permanece com as atenções voltadas para o Liverpool.

Além de prescindir de algumas peças de reposição, Enderson também não poderá contar com alguns jogadores que costumam ser titulares, casos dos meio-campistas Elton, com problema no púbis, Yuri, que passou por cirurgia no joelho, e Ramires, a serviço da seleção brasileira sub-20. Já o zagueiro Lucas Fonseca até se recuperou de dores na coxa esquerda, mas ainda é dúvida.

Por outro lado, o treinador tem à disposição os três principais reforços para a temporada: o volante Douglas, ex-jogador do Corinthians, o meia Guilherme, cria do Cruzeiro e que estava no Athletico Paranaense, e o centroavante Fernandão, que voltou após uma passagem de sucesso pela Turquia e seis meses na Arábia Saudita.

O Liverpool, por sua vez, está na Sul-Americana pela segunda vez. Na primeira, em 2017, foi eliminado logo de cara por outro brasileiro, o Fluminense.

A equipe está em Salvador com 25 jogadores e desfalcada dos zagueiros Sebastián Cáceres e Nicolás Acevedo, dois dos destaques do elenco dirigido por Paulo Pezzolano. Os dois estão disputando o Campeonato Sul-Americano sub-20 no Chile. Por outro lado, o craque dos 'Negriazules', o meia-atacante Martínez, tem presença confirmada.

As duas equipes disputarão a partida de volta no dia 21 deste mês, em Montevidéu. Quem se classificar aguardará sorteio para conhecer o próximo adversário.

Prováveis escalações:.

Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Gregore, Flavio e Guilherme; Rogério, Artur e Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

Liverpool-URU: Bava; Rosso, Makuka, Romero e Núñez; Figueredo, Bajter; Caballero, Ocamp e Martínez; Ramírez (ou Franco). Técnico: Paulo Pezzolano.

Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela), auxiliado pelos compatriotas Carlos López e Tulio Morneo.

Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador. EFE