Topo

Futebol francês prestará homenagem a Emiliano Sala e Nantes aposenta camisa 9

08/02/2019 10h27

Paris, 8 fev (EFE).- O futebol francês prestará homenagem neste fim de semana ao jogador argentino Emiliano Sala, cujo corpo foi retirado do Canal da Mancha, enquanto o Nantes, o último clube em que jogou, aposentará a camisa 9 com a qual ele foi o artilheiro da equipe durante três temporadas.

A Liga de Futebol Profissional (LFP) da França, entidade responsável por organizar o Campeonato Francês, anunciou nesta sexta-feira que haverá um minuto de aplausos ao início de cada partida para homenagear o jogador que chegou com 20 anos ao futebol francês, no qual disputou 144 jogos na primeira divisão e marcou 48 gols.

"Emiliano Sala encarnava a alegria de viver, a bondade, a generosidade e a humildade", disse a presidente da LFP, Nathalie Boy de la Tour, em comunicado.

A homenagem terá um momento particular no domingo, às 15h locais (12h em Brasília) no estádio do Nantes, que enfrentará o Nîmes.

Foi dessa cidade situada no noroeste da França que decolou o pequeno avião com destino a Cardiff (País de Gales), seu novo clube, que despareceu e caiu nas águas do Canal da Mancha no último dia 21.

Até agora, o Nantes tinha se negado a prestar uma homenagem ao jogador, para manter viva a esperança de encontrá-lo com vida.

Depois que as autoridades britânicas identificaram ontem à noite que o corpo resgatado era do jogador, o Nantes emitiu um comunicado afirmando que Sala "fará parte para sempre das lendas que escreveram a grande história" do clube.

O presidente do Nantes, Waldemar Kita, indicou que Sala "deixou sua marca" na cidade e anunciou que a camisa número 9 será aposentada.

"As homenagens nacionais e internacionais feitas (a Sala) estão à altura da pessoa e do jogador que foi. Perdemos um amigo, um jogador de talento e um companheiro exemplar", afirmou o dirigente do clube.

O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët, também enviou suas condolências à família e às pessoas próximas de Sala e pediu que "as causas do acidente sejam esclarecidas". EFE